Jair do Santos frequenta a Praça da Assembleia há mais de duas décadas e elogia o cuidado com o local
Cristina Campolina leva os filhos para brincar nos novos playgrounds da praça

Revitalizada, Praça da Assembleia agrada usuários

Frequentadores aprovam intervenções feitas para requalificar a Praça Carlos Chagas.

02/10/2015 - 10:05

O aposentado Jair do Santos, 83 anos, frequenta a Praça Carlos Chagas, também conhecida como Praça da Assembleia, há mais de duas décadas e elogia a postura do poder público em cuidar do espaço.  “Quando comecei a usar a praça, ela estava em frangalhos, toda quebrada e, aos poucos, foi sendo reformada. Parece que agora estão se importando mais em cuidar disso aqui”, diz.  Relaxar nos bancos e fazer caminhadas no local está entre as atividades de lazer que ele pratica na praça, que tem sido cada vez mais apropriada por pessoas com interesses diversos. Após as reformas, o espaço será entregue oficialmente à população na terça-feira (6/10/15), a partir das 18h30, em evento aberto ao público. 

“É um lugar democrático, as pessoas utilizam essa praça com vários propósitos”, salienta a psicóloga Cristina Campolina, 36 anos. Ela costuma levar os filhos Miguel, 4 anos, e Ligia, prestes a completar seu primeiro ano, para brincar nos novos playgrounds. A oferta de novos brinquedos, mais adequados a crianças menores, foi uma das melhorias ressaltadas por ela. Outro destaque, na sua avaliação, é a nova iluminação, que oferece mais segurança aos usuários.

Já a reforma nos pisos e os novos aparelhos de ginástica agradaram a aposentada Maria das Graças Alves, de 66 anos. Veterana no uso da praça, ela destaca que antes da reforma, muitos buracos atrapalhavam as caminhadas. O piso emborrachado nas áreas dos playgrounds também foi citado por ela como melhoria, já que além de praticar atividades físicas, ela costuma levar os netos para brincar no espaço.

Uma coisa não mudou e continua agradando os usuários: o amplo espaço da praça. A arquivista Ana Lúcia Teixeira, 31 anos, leva o cachorro Fubá para passear por ali com frequência e diz que o tamanho da praça é o que mais a agrada. A estudante Karina Vivian Gomes da Silva, 16 anos, também elogia a amplitude do espaço, onde ela anda de skate. “Além disso, a praça ficou mais bonita, mais agradável”, diz.

Reforma levou em consideração demandas da população

A requalificação da Praça Carlos Chagas integra as ações do projeto Assembleia de Todos, que compôs a carteira de 2011/2012 do Direcionamento Estratégico da Casa. A reforma, iniciada em 2014, levou em consideração uma enquete realizada em 2011 com os usuários. Na ocasião, foram entrevistadas 4.465 pessoas, que deram 10.033 sugestões de melhorias, divididas em questões de infraestrutura, manutenção, segurança e atividades culturais. Foram solicitadas mudanças, por exemplo, na iluminação e no número de lixeiras.

Depois de um estudo dessas demandas, foi feito um projeto que agora se materializa na nova praça, que tem novidades como bebedouros, luzes de LED, playgrounds com pisos emborrachados e equipamentos de acessibilidade.

Reinauguração - A solenidade de reabertura vai contar com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), e do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, entre outras autoridades. O arcebispo metropolitano da Capital, Dom Walmor Oliveira, presidirá um rito de bênção simbólica da praça. E a programação será encerrada com a apresentação da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar.

Outras atrações culturais vão integrar as festividades de reabertura da Praça Carlos Chagas. No dia 14 de outubro, às 18h30, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais se apresenta no novo espaço. Na manhã do dia 25, diversas atividades recreativas serão realizadas. O Domingo na Praça terá meditação, cantigas de roda e contação de história teatralizada, além de pipoca e algodão doce para as crianças. Nesse dia, food trucks com opções de comidas e bebidas ficarão estacionados nas imediações da praça.

Confira a história da Praça Carlos Chagas:

Ano Marco
1974 O escritório de Roberto Burle Marx é convidado para elaborar um projeto para a Praça Carlos Chagas. Antes disso, a região da Praça da Assembleia era uma elevação descampada, com uma igreja ao centro. O Palácio da Inconfidência, atual sede da ALMG, foi inaugurado em 1972.
1975 Foi proposto um painel artístico que utilizaria dez tipos de pedras locais. O painel não foi construído.
1990 Os escritórios Burle Marx e A&M Arquitetura são convidados para elaborar o projeto de reforma ampla da praça, um trabalho proposto a 16 mãos: Mariza Machado Coelho, Álvaro Hardy, Roberto Burle Marx e Haruyoshi Ono.
1992 Inicia-se a reforma da praça, ocorrendo expressiva interferência em sua arquitetura, como a fonte seca, playground, posto policial, o ponto de ônibus, o coreto e os bancos da praça, mudanças sugeridas pelo escritório A&M Arquitetura. Já a estrutura paisagística, composta por espaços de passeios e de canteiros, desenhos de piso e a especificação vegetal, ficou a cargo do Escritório Burle Marx.
2002 O escritório Burle Marx foi chamado para orientar revisões eventuais no plantio das árvores da praça. Foram sugeridas ações de descompactação do solo, substituição de espécies, complementação de algumas formas de canteiros e fertilização. Essa reforma não foi implementada.
2011 Em junho, a Assembleia promoveu uma enquete para recolher sugestões para a revitalização da praça. A requalificação integra as ações do projeto Assembleia de Todos, que compôs a carteira de 2011/2012 do Direcionamento Estratégico da Casa. 
2012 Os escritórios autores dos projetos originais, Escritório Burle Marx e MACh (antigo A&M Arquitetura), estabelecem nova parceria para a elaboração dos projetos de revitalização da praça. Aproveitou-se a reforma para incorporar à praça o painel artístico proposto por Burle Marx e Haruyoshi Ono em 1975, com algumas alterações.
2014 Em 15 de fevereiro, é publicado, no Diário Oficial do Município de Belo Horizonte, o edital de licitação para contratação da empresa responsável pelas obras de revitalização da praça. No dia 2 de junho, iniciam-se as obras.
2015 Reinauguração da praça com solenidade no dia 6 de outubro.