Rodelnégio Gonçalves Neto é um dos mais importantes representantes do estilo naïf da pintura brasileira

Galeria comemora centenário de expoente da pintura naïf

Mostra de Rodelnégio Gonçalves Neto, grande expoente da arte popular mineira, ficará na ALMG desta quinta (3/9) até 25/9.

31/08/2015 - 12:07

A Galeria de Arte do Espaço Político Cultural Gustavo Capanema, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), recebe, a partir desta quinta-feira (3/9/15), mostra de Rodelnégio Gonçalves Neto, um dos mais importantes representantes do estilo naïf da pintura brasileira e grande expoente da arte popular mineira. A exposição celebra o centenário de nascimento do artista (1915‑2009), que nasceu em Alegre (ES), mas viveu a maior parte de sua vida em Belo Horizonte.

A pintura naïf é caracterizada pela simplicidade, pela liberdade de criação e pela ausência de elementos formais da arte tradicional. Em suas obras, Rodelnégio trabalhou o cotidiano, as festas populares e religiosas, o trabalho do homem do campo, o futebol, as paisagens rurais e as cidades históricas. A mostra destaca pinturas de temas relacionados às manifestações populares brasileiras, especialmente as que são herança da cultura negra.

Segundo a Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), que organizou a exposição em parceria com a ALMG, o desafio foi reunir o maior número possível de trabalhos inéditos para o grande público. As telas foram selecionadas entre as do acervo de familiares e amigos do artista.

Galeria - A Galeria de Arte da Assembleia fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte. A mostra pode ser visitada até 25 de setembro, das 8 às 18 horas.

Mais informações sobre a exposição.