Esta foi a quarta reunião preparatória do ciclo de debates

Definidos painéis de debate sobre agricultura familiar

Grupos de discussão também devem integrar a programação, conforme sugestão aprovada em reunião nesta segunda (9).

09/06/2014 - 15:14

Em reunião nesta segunda-feira (9/6/14), representantes de entidades e órgãos parceiros definiram os temas gerais dos três painéis que vão integrar o ciclo de debates sobre o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado, que será realizado no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em 20, 21 e 22 de agosto. São eles: sustentabilidade socioeconômica e ambiental; orçamento e acesso à terra. Foi aprovada, ainda, sugestão apresentada por participantes de que o evento contemple também grupos de discussão.

Esta foi a quarta reunião preparatória do ciclo, em que a importância de abordar a agricultura familiar também sob o ponto de vista orçamentário foi assunto de destaque durante a definição dos temas. Por diversas vezes, representantes de entidades e órgãos defenderam que o evento possa repercurtir também nas peças orçamentárias do Estado, com a maior valorização da agricultura familiar. A intenção é que os nomes dos convidados para os painéis e a metodologia de funcionamento dos grupos de discussão, bem como seus temas específicos, sejam definidos na próxima reunião, agendada para segunda, dia 16/6, às 9 horas, no Plenarinho I.

O ciclo de debates será realizado pela ALMG por meio da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, a requerimento do deputado Rogério Correia (PT) e em parceria com as entidades e órgãos envolvidos. Além de equipes técnicas da Casa, participaram da reunião nesta segunda (9) assessores do parlamentar e também do deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB), presidente da comissão.

Programação - Os objetivos do evento são a comemoração do Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014, instituído pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU); o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015 e a discussão de questões relevantes e estruturais para o desenvolvimento da agricultura familiar em Minas.

Pelo que foi definido até o momento, o ciclo começará na tarde de 20 de agosto, com o lançamento do Plano Safra. Na manhã do dia 21, serão realizados os dois primeiros painéis, sobre sustentabilidade e orçamento, sendo a parte da tarde destinada à reunião de trabalho dos grupos de discussão, cujas propostas deverão ser apresentadas na manhã seguinte, após o último painel do evento, sobre o acesso à terra.