Convidados discutiram questões relativas à execução de políticas públicas para o tema

ALMG amplia reunião sobre agricultura familiar

Durante todo o dia, entidades parceiras de ciclo de debates trocaram informações para subsidiar evento.

02/06/2014 - 17:29

Representantes de diversas entidades e órgãos públicos e privados participaram, nesta segunda-feira (2/6/14), da terceira reunião preparatória do ciclo de debates sobre o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado. O evento será realizado no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nos dias 20, 21 e 22 de agosto.

Durante todo o dia, os convidados apresentaram informações relativas a seus órgãos, apontando metas, resultados, perspectivas e dificuldades enfrentadas na execução de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. A partir desta dinâmica de discussão ampliada, adotada por sugestão das entidades na reunião preparatória anterior, informações e sugestões servirão de subsídio para a definição dos painéis e dos expositores do ciclo.

Pela manhã, foram levantadas questões relacionadas à sucessão rural, já que estaria havendo um esvaziamento do campo com a saída também de jovens; ao mercado para produtos oriundos da agricultura familiar; e ao financiamento da atividade envolvendo áreas como pesquisa, assistência técnica e abastecimento, entre outras.

Na parte da tarde, o investimento em infraestrutura para o escoamento da produção agrícola familiar foi o tema principal enfocado, especialmente com relação a construção e manutenção de estradas vicinais, além da necessidade de melhorias para o acesso a água. Os convidados também falaram  da importância de uma articulação maior entre todos os atores envolvidos na agricultura familiar, incluindo entidades civis e governamentais e produtores, para a consolidação das políticas voltadas para o setor. O deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) participou da reunião.

O ciclo de debates será realizado pela ALMG por meio da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, a requerimento do deputado Rogério Correia (PT) e em parceria com entidades e órgãos envolvidos com o tema. Os objetivos são a comemoração do Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014, instituído pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU); e o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015; e a discussão de questões estruturais para o desenvolvimento da agricultura familiar em Minas.