O objetivo do encontro é proporcionar o intercâmbio entre corais de instituições públicas - Arquivo/ALMG

8º Encontro ALMG de Corais começa nesta segunda (2/6)

Programação do evento inclui a apresentação de 25 corais e vai até dia 7 de junho, no Teatro da Assembleia.

29/05/2014 - 17:08

Começa nesta segunda-feira (2/6/14) a 8ª edição do Encontro ALMG de Corais, promovido pela Assembleia. O evento será aberto durante o programa Segunda Musical, com a apresentação do Grupo Ars Nova, coral da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), às 20 horas, no Teatro (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho). Dos dias 3 a 6, as apresentações acontecem das 19h30 às 21 horas. No último dia do evento (7/6/12), será de 10 às 12 horas.

O Ars Nova, que completa 55 anos, é referência na área de canto coral e já se apresentou no Brasil e em outros 17 países. Atualmente, o coral é regido pela maestrina Iara Fricke Matte. Seu repertório é composto por música antiga e contemporânea. No programa, o Ars Nova interpreta obras dos compositores Claudio Monteverdi, Orlando Gibbons e Henry Purcell, entre outros.

A programação completa reúne, além do Ars Nova, 24 grupos de instituições públicas e privadas, que apresentarão músicas clássicas e tradicionais de coral, canto de coral próprio dos negros americanos e canções populares brasileiras e estrangeiras.

O Encontro ALMG de Corais, realizado pela primeira vez em 2005, tem como objetivos proporcionar o intercâmbio entre corais de instituições públicas e dar visibilidade ao trabalho realizado por cada uma delas.

“Até 2012, o evento era restrito a corais de órgãos públicos. A partir de 2013, passam a participar também corais independentes”, ressalta o regente do Coral da Assembleia, Guilherme Bragança. Segundo o maestro, todo encontro de corais é oportunidade de confraternização e vivência musical.

No sábado (7/6) está programada palestra no Teatro, das 13 horas às 15 horas, com o tema “Repertório Coral e panorama da música coral”, com os maestros Guilherme Bragança e Sérgio Canedo.

Participantes – Além do Coral da Assembleia, participam desta edição do evento os corais AABB-BH, AcelorMittal Monlevade, Arte & Canto, Asas de Minas, Canta Amizade, Canto a Canto, Coral Abas, Cemig/Gremig, Cidade em Canto, Claridade Musical, Contas e Cantos, Copasa, Imprensa Oficial, Ipsemg, Melodia, Ministério Público de MG, Orquestra de Câmara do Sesc, Petrobras Regap, Renovarte, Villa Lobos, Vozes das Gerais, Vozes de Minas e Vozes na Estrada.