Comissão conheceu os encaminhamentos da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas para solucionar problemas do transporte público no Distrito de Ravena

Setop garante melhorias para transporte público de Ravena

População reclama dos veículos, da superlotação e do quadro de horários da linha que liga o distrito a Belo Horizonte.

21/05/2014 - 20:04

Para acompanhar o encaminhamento das reivindicações feitas pela população de Ravena, distrito de Sabará (Região Metropolitana de Belo Horizonte), em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para discutir o transporte público no local, a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização fez uma visita ao secretário adjunto de Estado de Transportes e Obras Públicas, José Rodrigues Dória, na tarde desta quarta-feira (21/5/14).

Representantes de associações de moradores, como o estudante Júnior Silva e Álvaro Augusto Baptista, resumiram as principais queixas quanto ao transporte no distrito, principalmente em referência à linha 4872, que liga Ravena a Belo Horizonte. Entre elas, destacam-se a situação precária dos ônibus, o descumprimento dos horários programados, a superlotação dos veículos, a falta de abrigos para passageiros em comunidades do distrito, a localização dos pontos de embarque e desembarque na BR-381 e a falta de infraestrutura da Estação São Gabriel, ponto de parada da linha na Capital.

O técnico da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Fábio Damião, recebeu uma proposta das associações locais para o quadro de horários da linha e afirmou que, até o dia 31 de maio, a pasta dará um retorno sobre essa reivindicação. Sobre o cumprimentos dos horários, ele respondeu que a Setop realmente constatou a falha, mas que elas se devem a problemas com o tráfego na própria BR-381 e na área central de Belo Horizonte. Fábio Damião também informou que já existe um projeto para readequação da infraestrutura da Estação São Gabriel.

O engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Édson dos Anjos esclareceu que o órgão enfrentou dificuldades para verificar a situação dos pontos localizados nas comunidades mais distantes do distrito por causa da situação das vias, mas que o trabalho está sendo feito.

Já o representante do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), Valmir Venâncio, afirmou que a fiscalização no trajeto vem sendo feita e que inclusive foram retirados de circulação três ônibus da linha por falta de elevadores. Em relação à falta de abrigos para passageiros em alguns pontos, ele ponderou que a solução do problema cabe ao Dnit, assim como a localização das paradas ao longo da BR-381.

O presidente da comissão, deputado Paulo Lamac (PT), que solicitou a visita, assim como o secretário adjunto José Rodrigues Dória, destacaram a importância da reunião para que fossem alinhadas as principais demandas e definidas as responsabilidades de cada órgão, para que sejam criadas soluções definitivas para os problemas.

“É importante mostrar à população o que já foi realizado, até para não passar a impressão de que nada está sendo feito”, acrescentou o deputado Paulo Lamac. O parlamentar também chamou atenção para o fato de a Setop ter definido uma data para apresentar respostas, sinal de que a pasta está compromissada em melhorar o serviço de transporte oferecido à população de Ravena.

Consulte o resultado da visita.