Ravena reivindica melhorias no transporte público
Comunidade de Sabará apresenta demandas em audiência pública na noite desta quinta-feira (8).
08/08/2013 - 23:24 - Atualizado em 09/08/2013 - 14:35Moradores de Ravena, distrito de Sabará (Região Metropolitana de Belo Horizonte), reclamam da precariedade do transporte público e cobram melhorias na qualidade do serviço. Eles participaram de audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada na comunidade na noite desta quinta-feira (8/8/13). A reunião foi solicitada pelo deputado Paulo Lamac (PT).
Vários representantes de associações comunitárias estiveram presentes e falaram sobre os problemas do transporte público local. O presidente da Associação de Moradores do Lava-Pés e Boa Vista, Álvaro Augusto Emery Baptista, ressaltou que a falta de ônibus em horários noturnos impossibilita que os jovens da região estudem. “Dependendo do horário, é preciso dormir na rodoviária em Belo Horizonte ou no centro de Sabará, para chegar em casa só no próximo dia”, disse.
Baptista destacou, ainda, que moradores de algumas áreas precisam andar quilômetros para conseguir atendimento médico ou contar com a solidariedade de vizinhos. “Um morador do bairro de Traíras, por exemplo, precisa caminhar 8 quilômetros para ir e voltar do posto de saúde”, afirmou. Para ele, é preciso melhorar as vias de acesso e aumentar o número de ônibus que atendem a região.
Além da falta de linhas e horários de ônibus, os moradores reclamaram de problemas como precariedade e falta de higiene dos veículos, altos preços, superlotação e estradas sem pavimentação. Um morador afirmou que é comum que os ônibus sejam parados pela fiscalização e os passageiros obrigados a descer e esperar horas pelo próximo transporte porque a lotação máxima tinha sido excedida. Alguns do presentes disseram, ainda, que existem vários pontos de ônibus clandestinos ao longo da estrada até Belo Horizonte, o que causa muitos acidentes.
Para o vice-prefeito de Sabará, Ricardo Antunes, mais do que aumentar os horários de atendimento, é preciso criar mais uma linha para atender toda a região. “Uma proposta é a implementação de um transporte alternativo, talvez uma van ou uma kombi, capaz de atender as áreas rurais”, disse.
O vice-prefeito lembrou, ainda, que a Saritur, empresa de ônibus que atende a região, tem uma garagem em Sabará, que é usada como entreposto e não leva divisas ao município. “Temos que pressionar para que os ônibus da empresa que usam essa garagem sejam emplacados em Sabará, para que paguem impostos na cidade, que serão revertidos em melhoria da qualidade de vida da população”, disse.
A Saritur enviou dois representantes à reunião, o procurador Fernando Boseja e o gerente operacional Eustáquio Torres. De acordo com eles, todas as reivindicações apresentadas serão entregues à diretoria e aos setores responsáveis da empresa. Eles lembraram, porém, que a análise das demandas e a criação de novas linhas cabe aos órgãos gestores, e a empresa, como prestadora de serviços, não pode tomar essa iniciativa. “Os itinerários, as linhas e os valores das passagens são definidos por órgãos governamentais, e a Saritur não tem poder para mudar isso”, disse Boseja.
Secretário afirma que recursos serão disponibilizados
O gerente do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER-MG), Ronaldo de Assis Carvalho, explicou que a responsabilidade sobre a ampliação de horários e trajetos dos ônibus é da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop). “Todos os dias nos deparamos com o crescimento de bairros, que não é acompanhado pelo aumento de infraestrutura. É preciso abrir ruas, praças, levar água, luz, telefone e estradas. O que couber ao DER, nós vamos ajudar. E, em conjunto com a ALMG e representantes da Saritur, vamos levar à Setop as demandas que couberem a eles”, afirmou. A Setop não enviou representante à reunião.
Diante de todas as demandas apresentadas, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wander Borges, afirmou que o recurso para melhorar as estradas e, assim, possibilitar a passagem dos ônibus, será disponibilizado. “A prefeitura precisa fazer um projeto e, depois disso, a secretaria vai oferecer a verba”, afirmou.
O deputado Paulo Lamac (PT) se comprometeu a retornar a Ravena com as respostas e soluções propostas pela Setop, pelo DER e pela Saritur nos assuntos que couberem a cada instituição. Ele apresentou alguns requerimentos de providências que serão votados na próxima reunião da comissão. Entre as solicitações, estão o envio de ofícios à Setop para que seja ampliado o quadro de horários dos ônibus que atendem Ravena; ao DER, pedindo intensificação da fiscalização dos veículos que atendem a região e melhor pavimentação das vias; e à prefeitura de Sabará, solicitando linhas que liguem Ravena à sede do município.