Também ficou acertado que o debate será dividido em painéis, que vão tratar do tráfico de pessoas sob diferentes prismas

Evento da ALMG sobre tráfico de pessoas será em 8 de maio

Em reunião preparatória nesta segunda (24), participantes definiram algumas temáticas a serem abordadas.

24/03/2014 - 18:14

Na tarde desta segunda-feira (24/3/14), foi definida a data de realização de um grande evento da Asembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que vai abordar o tráfico de pessoas no Estado e no País. Na segunda reunião reunião preparatória, coordenada pelo deputado João Leite (PSDB), presidente da Comissão de Segurança Pública, os participantes definiram que o evento será no dia 8 de maio deste ano, pela manhã e à tarde, no Plenário.

Também ficou acertado que o debate será dividido em painéis, que vão tratar do tráfico de pessoas sob diferentes prismas. Para isso, serão convidados palestrantes de órgãos federais, estaduais, além de representantes de entidades envolvidas com a temática.

Entre outros temas, o evento discutirá o enfrentamento do problema em Minas e no Brasil, enfocando suas perspectivas e desafios, com olhar especial para o momento presente, às vésperas da realização da Copa do Mundo no País. Também deverão ser debatidas as múltiplas dimensões do tráfico humano, o que inclui a exploração sexual, o trabalho escravo e a adoção ilegal.

Segundo João Leite, uma das propostas do evento é não apenas contextualizar o tráfico de pessoas, mas também trazer propostas para possíveis políticas públicas de combate a esse mal, que está espalhado pelo mundo inteiro. Nesse sentido, durante o debate, deverá ser formalizada a criação de uma rede interinstitucional de enfrentamento ao tráfico humano.

Participaram do encontro desta segundare representantes de órgãos dos governos federal, estadual e municipal, além do Judiciário e de entidades do terceiro setor. Nova reunião foi marcada para a próxima quinta-feira (3/4), às 14h30, no Plenarinho I da ALMG.