Tráfico de pessoas será tema de ciclo de debates na ALMG
Deputados temem que o problema se agrave durante a Copa do Mundo.
19/03/2014 - 18:40A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará, no dia 8 de maio, um ciclo de debates para abordar a questão do tráfico de pessoas. O objetivo é discutir com entidades, sociedade civil e poder público as diversas nuances do problema, principalmente em função da realização da Copa do Mundo. Nesta quarta-feira (19/03/14), foi realizada a primeira reunião preparatória para o evento, com a presença de deputados, representantes do Comitê Mineiro Intersetorial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, do Ministério Público, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, do comitê da campanha Coração Azul e de entidades religiosas e sociais.
O presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado João Leite (PSDB), afirmou que a Copa do Mundo pode agravar o problema do tráfico de pessoas, diante da ampliação do número de estrangeiros no Brasil. Segundo ele, Minas Gerais deve ter uma atenção especial, uma vez que passam pelo Estado rodovias importantes como as BRs 381, 262 e 116, que ligam diferentes regiões do País. O deputado ressaltou a importância do evento para envolver a sociedade e os municípios nas discussões que terão como foco o enfrentamento desse problema.
Durante a reunião preparatória, ficou definido que serão realizadas mesas de discussão específicas sobre exploração da prostituição, exploração sexual, trabalho escravo e adoção ilegal, já que esses problemas podem ser agravados na época da realização da Copa. Nas próximas reuniões preparatórias serão definidos os nomes que irão compor as mesas de discussão. A próxima será realizada na segunda-feira (24), às 14h30, no Plenarinho I.
Para o presidente da Comissão de Assuntos Municipais, deputado Paulo Lamac (PT), é preciso dar visibilidade ao problema e informar as pessoas sobre como denunciar a abordagem criminosa. "É preciso trazer isso para a realidade. Muitas pessoas acham que tráfico de pessoas é coisa de novela", ponderou o deputado, que está ao lado do coordenador do comitê Coração Azul, Betinho Duarte, trabalhando para promover o lançamento da campanha no Estado. Betinho Duarte defende que o combate ao tráfico de pessoas seja o tema da Copa do Mundo no Brasil.
Campanha da CNBB - A Campanha da Fraternidade de 2014, promovida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante a quaresma, tem como tema o tráfico de pessoas. A Igreja está alertando a comunidade para crimes como o trabalho escravo, a exploração sexual, o tráfico de crianças e a venda de órgãos. Atualmente, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 2,5 milhões e meio de pessoas no mundo são vítimas do tráfico humano.