Sistema Minas nos Gabinetes completa um ano de implantação
A ferramenta contribui para acompanhar as principais demandas dos cidadãos e identificar as regiões de origem.
24/03/2014 - 12:35A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebeu, desde o início da 17ª Legislatura até o mês de fevereiro deste ano, mais de 120 mil demandas dos cidadãos através dos gabinetes parlamentares, 64 mil delas provenientes da Região Central do Estado. Os pedidos relativos à saúde foram maioria (30%), seguidos pelas solicitações relacionadas ao atendimento social (17%) e à infraestrutura (15%). Dados como esses, que permitem uma visão abrangente das necessidades dos mineiros e ajudam os deputados a fazer uma melhor gestão do seu mandato, passaram a ser disponibilizados na ALMG a partir da implantação do Sistema Minas nos Gabinetes Parlamentares, que completa um ano neste mês.
Essa facilidade, resultante de projeto que compôs a carteira 2011-2012 do Direcionamento Estratégico (o conjunto de diretrizes para a atuação da Casa), tem contribuído para o acompanhamento das principais demandas dos cidadãos aos gabinetes e para a identificação da região do Estado de onde elas são provenientes. Isso tornou-se possível por meio de novas ferramentas desenvolvidas na ALMG. O Sistema Minas nos Gabinetes Parlamentares é uma delas.
Relatórios apoiam gestão parlamentar
A outra ferramenta produzida como parte do projeto é o aplicativo para Ipad, o Gab.net, que possibilita aos parlamentares consultar esses relatórios de forma personalizada - comparando as demandas gerais da ALMG com as demandas recebidas em seu gabinete, por exemplo. O recurso também permite aos deputados acessar dados de sua base política no interior, bem como solicitações em andamento.
Usuária assídua do aplicativo, a deputada Rosângela Reis (Pros) afirma que uma das principais facilidades que ele traz é permitir a visualização de informações atualizadas e consistentes de seus contatos sobre autoridades e lideranças de qualquer cidade do Estado. “Isso nos dá condições para fazer um levantamento da situação política daquele município ou região e trabalhar em sintonia com as lideranças locais, o que contribui para o desenvolvimento do nosso trabalho”, avalia.
Atualmente, 69 gabinetes participam do Sistema Minas nos Gabinetes Parlamentares, o que possibilitou a constituição de uma base de dados representativa das solicitações que chegam à Assembleia.