Gabinetes atenderam uma média de 170 demandas diárias

Levantamento foi realizado pela primeira vez pelo Parlamento mineiro.

20/12/2012 - 09:33

Em 2012, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais iniciou um levantamento das demandas recebidas pelos gabinetes parlamentares. A pesquisa é parte integrante de um dos projetos estratégicos desenvolvidos pela instituição: “Minas nos gabinetes parlamentares”. Entre janeiro e outubro deste ano, foram 52.872 solicitações de cidadãos encaminhadas a 68 dos 77 gabinetes, uma vez que nem todos participaram do levantamento. É uma média superior a 170 demandas diárias.

As demandas são apresentadas por cidadãos e por entidades da sociedade civil. Há desde pedidos de assessoria jurídica, esclarecimentos e apoio na utilização de serviços públicos, denúncias dos mais diversos tipos, até apelos por ajuda em questões do dia a dia, como socorro médico. O levantamento é um retrato das necessidades mais urgentes da população mineira, encaminhadas espontaneamente ao Poder Legislativo.

Parte das demandas (13.979) foram classificadas por tema de consulta. Nesse grupo, as solicitações mais frequentes se referem ao tema da saúde (3.613 demandas), assistência social (2.738), atividade parlamentar (2.036), serviço público e emprego (2.005) e infraestrutura (1.847). O tema da atividade parlamentar inclui, entre outras, solicitações de documentos ou informações, sugestão de emendas ou proposições parlamentares. No caso do serviço público e emprego, há questões relativas ao processo de aposentadoria, obtenção de benefícios ou licença médica.

Outra classificação de 14.447 solicitações se refere às macrorregiões de origem das demandas encaminhadas à Assembleia. Destas, quase um terço (4.338) provem da Região Central, seguida do Centro-Oeste (2.258), Rio Doce (2.178), Sul de Minas (1.495) e Zona da Mata (1.342).

Mais do que uma curiosidade, esses números são ferramentas importantes do projeto “Minas nos gabinetes parlamentares”, que visa a potencializar o relacionamento do gabinete parlamentar com a sociedade, aprimorando a gestão e o compartilhamento de informações sobre a realidade do Estado. É um dos muitos que integram o Direcionamento Estratégico Assembleia 2020, conjunto de projetos que traz diretrizes e metas para atuação do Poder Legislativo nos próximos dez anos.

Fale com a Assembleia - O esforço para atender de forma mais eficiente as solicitações dos cidadãos e da sociedade civil organizada levou à implantação do Sistema Fale com a Assembleia, que padroniza e integra os processos de resposta às mensagens eletrônicas encaminhadas à ALMG. Faz parte de um projeto mais amplo de reestruturação do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) e de unificação de outros canais de relacionamento com o público, como a Ouvidoria Parlamentar e o Fale com as Comissões.

A gestão do Fale com a Assembleia é feita por meio do Sistema de Interação com o Cidadão (SIC). Trata-se de um programa eletrônico desenvolvido pela própria Assembleia que gerencia os fluxos de atendimento entre suas áreas, com a definição de critérios de armazenamento, catalogação e recuperação das solicitações dos cidadãos e das respostas fornecidas pela ALMG. Além de maior eficiência no resgate de informações, o sistema permite um melhor controle do tempo de resposta e facilita a produção de relatórios quantitativos e qualitativos.