Demandas dos cidadãos viram relatório da ALMG

As solicitações que chegam aos gabinetes parlamentares serão sistematizadas mensalmente, organizadas por tema e região.

12/04/2013 - 11:19 - Atualizado em 12/04/2013 - 15:10

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais deu mais um passo essa semana para aproximar os deputados da população. Foi lançado na segunda-feira (8/4/13) o último produto do projeto Minas nos Gabinetes Parlamentares, que consiste na sistematização de todas as demandas que chegam aos parlamentares e à Ouvidoria da ALMG. A ação faz parte da atual carteira do Direcionamento Estratégico da Assembleia.

Os relatórios serão mensais e estarão organizados por tema e região de origem. Nos documentos gerados, nem os autores dos pedidos nem os gabinetes que os receberam serão identificados. “O gabinete poderá comparar as próprias demandas com o conjunto de solicitações, o que permitirá um aprimoramento da atuação parlamentar”, pontua Hildemar Falcão Junior, gestor do projeto da Assembleia de Minas.

Para o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), o novo produto vai ajudar a mapear as necessidades da população e facilitar uma visão mais abrangente do Estado. “Nós, parlamentares, como empregados dos mineiros, temos responsabilidades com todas as regiões e obrigação de trabalhar para reduzir as diferenças entre elas”, disse.

O 1º-secretário da Assembleia, deputado Dilzon Melo (PTB), exaltou a importância da tecnologia no trabalho dos parlamentares. “O avanço tecnológico tem nos proporcionado o encurtamento das distâncias e, por consequência, um trabalho mais célere”, afirmou. Ele lembrou, ainda, que as ferramentas ajudam a manter o contato direto com com as informações e demandas do gabinete mesmo quando é necessário se ausentar da ALMG.

O diretor de Planejamento e Coordenação, Alaôr Messias Marques Júnior, acrescenta que os relatórios poderão ser utilizados também na organização de eventos no interior e na elaboração de estudos pela equipe técnica da ALMG. Os servidores da Casa participaram de palestra na última quinta-feira (11) para aprender a usar o produto do Minas nos Gabinetes Parlamentares e, assim, melhorar seu desempenho profissional.