Ação conjunta do poder público leva cidadania às escolas

ALMG é parceira de iniciativa que oferece conteúdos teóricos e atividades práticas sobre cidadania.

10/03/2014 - 11:50

A Rede de Escolas de Formação de Agentes Públicos de Minas Gerais (Reap-MG), que tem a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) como parceira, lançou, nesta segunda-feira (10/3/14), o projeto Eu Curto Cidadania. A iniciativa busca orientar estudantes sobre as formas de acesso ao conjunto de programas sociais, à rede de proteção e aos serviços públicos disponíveis em Belo Horizonte.

O evento ocorreu na Escola Municipal Dora Tomich Laender (R. Julita Nunes Lima, 53, Minas Caixa) e contou com a presença de representantes das instituições envolvidas no projeto, estudantes da rede pública municipal e da comunidade local.

Com a oferta de conteúdos teóricos e atividades práticas sobre cidadania, o projeto estimula a participação da comunidade em debates que reforçam a necessidade de se formar cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres. Serão trabalhados temas relacionados à educação, cultura, justiça, sexualidade, mobilização social, educação fiscal, participação política, violação de direitos, ao direito à saúde, ao meio ambiente, dentre outros.

O Eu Curto Cidadania também conta com o apoio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação; da Câmara Municipal de Belo Horizonte; do Tribunal Regional Eleitoral (TRE); do Tribunal de Contas do Estado (TCE); da Controladoria-Geral da União; da Escola de Administração Fazendária, por meio da Delegacia Regional da Receita Federal em Belo Horizonte; e da Fundação João Pinheiro.