Linha férrea no Dom Joaquim será visitada por deputados

Comissão de Assuntos Municipais vai discutir construção da Via 710 na região Nordeste de Belo Horizonte.

06/02/2014 - 11:11

A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza visita nesta sexta-feira (7/2/14), às 9h30, a trecho de linha férrea no bairro Dom Joaquim, na região Nordeste de Belo Horizonte. A autora do requerimento é a vice-presidente da comissão, deputada Luzia Ferreira (PPS).

O objetivo da visita é inspecionar as condições do trecho desativado da Ferrovia Centro-Atlântica entre os bairros Santa Inês e Fernão Dias, que poderá ser transformado em via coletora de trânsito para interligar as regiões Nordeste e Leste de Belo Horizonte, a chamada Via 710. O tema já foi tratado em audiência pública realizada em 26 de novembro último, com presença de representantes de associações de bairro e da BHTrans.

A deputada acredita que o aproveitamento da área ocupada pela ferrovia poderia melhorar o trânsito na região. “A região Nordeste concentra grandes equipamentos comerciais, econômicos, culturais e públicos, que geram aumento do tráfego de veículos. A comunidade, observando o dia a dia, percebeu a possibilidade de aproveitar o leito desativado da ferrovia para a criação de uma via coletora como alternativa de trânsito”, salienta.

Os membros da comissão serão acompanhados pelo secretário de Administração Regional Municipal Nordeste, Geraldo Magela; e por representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), da BHTrans, da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e de associações comunitárias. Eles vão se reunir às 9h30 na Academia da Cidade, que fica na Rua Lauro Gomes Vidal, 525 - Dom Joaquim.