ALMG faz ato público em homenagem às Apaes
Iniciativa visa conscientizar sobre a importância do trabalho desenvolvido pelas entidades.
31/10/2013 - 14:04Neste sábado (9/11/13), a partir das 9 horas, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove um ato público em defesa das Associações de Pais e Amigos de Excepcionais (Apaes). O evento, que será realizado em parceria com as Apaes da região de Sete Lagoas (Região Central do Estado), acontece na Praça da Feirinha, em Sete Lagoas. O objetivo da manifestação é conscientizar a sociedade e sensibilizar o poder público sobre a importância do trabalho oferecido pelas entidades em favor das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
As Apaes são instituições filantrópicas sem fins lucrativos que prestam atendimento especializado de habilitação e reabilitação, ajudando pessoas com deficiência intelectual e múltipla a desenvolverem suas potencialidades, conquistar autonomia e aumentar a qualidade de vida.
Em Sete Lagoas, a Apae funciona há 43 anos e atende a 625 pessoas de qualquer idade, priorizando ações nas áreas de saúde, serviço social e educação. A instituição conta com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, dentistas e médicos nas especialidades de neurologia, pediatria, neuropediatria, psiquiatria e ortopedia, além de projetos específicos de cinoterapia, equoterapia, educação sexual e biodança.
Na área de educação, são oferecidas disciplinas da educação infantil, das séries iniciais do ensino fundamental, educação de jovens e adultos (EJA) e cursos profissionalizantes. Já o serviço social da Apae atende também familiares dos deficientes, com visitas domiciliares e no Clube das Mães, onde elas recebem aulas de artesanato, costura, artes, ginástica, biodança e palestras educativas.