Presidente da ALMG vai participar de ato em favor das Apaes

Evento no dia 9 de novembro será promovido pela Prefeitura de Sete Lagoas em parceria com a ALMG.

16/10/2013 - 14:19

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) é parceira da Prefeitura de Sete Lagoas (Região Central do Estado) na realização de ato público em favor das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). O evento será no dia 9 de novembro, a partir das 9 horas, na Praça da Feirinha (Alameda Dom Carmelo Motta – Sete Lagoas), e contará com a presença do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP).

O Projeto de Lei 103/12, do Senado Federal, que aprova o Plano Nacional de Educação, vem causando controvérsia por causa do suposto risco de que se acabe com o ensino diferenciado voltado a alunos com deficiência. Isso porque ele propõe cortar, a partir de 2017, os repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para as instituições que oferecem educação especial, visando à inclusão das pessoas com deficiência na rede regular de ensino. Essa modalidade de ensino tem como maior referência as Apaes espalhadas por todo o País.

O deputado Dinis Pinheiro vem participando de vários eventos em favor das Apaes. Em agosto, ele esteve em Brasília, em uma manifestação em frente ao Congresso Nacional. Segundo o presidente da ALMG, uma vez aprovada a proposta do Governo Federal, quase 90 mil alunos, hoje assistidos por 425 Apaes, ficariam desamparados somente em Minas Gerais. “Não consigo entender como uma entidade que existe há 60 anos e presta um excelente serviço à sociedade possa ter sua existência ameaçada, prejudicando milhares de famílias”, defende.