Nepomuceno soma mais de 4 mil assinaturas ao Assine + Saúde
Caravana da Saúde reuniu população e políticos na cidade do Sul de Minas nesta segunda-feira (10).
10/06/2013 - 13:48 - Atualizado em 20/06/2013 - 10:54Recepcionada pela fanfarra dos alunos da Escola Estadual Dr. Ernani Vilela Lima, a Caravana da Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) esteve em Nepomuceno (Sul de Minas) nesta segunda-feira (10/6/13), quando recebeu a adesão de 4 mil assinaturas, entregue pelo presidente da Câmara Municipal, Francisco Ricardo Gattini. A provedora da Santa Casa de Nepomuceno, Luiza Maria Lima Menezes, também entregou outras 500 adesões como contribuição da instituição.
A reunião foi realizada na Praça Padre José, em frente à Câmara Municipal, com a presença da população e autoridades locais e dos deputados Carlos Mosconi (PSDB), Pompilio Canavez (PT), Duarte Bechir (PSD), Antônio Carlos Arantes (PSC), Carlos Henrique (PRB) e Fábio Cherem (PSD). Outra importante contribuição foi feita pelo vereador de Poços de Caldas, Marcos Sansão, que entregou 1.700 assinaturas recolhidas na cidade.
O objetivo do encontro foi justamente este, recolher assinaturas para propor um projeto de lei de iniciativa popular que aumente o investimento na área de saúde para 10% da receita da União. Em Minas Gerais, a Campanha Assine + Saúde já conseguiu cerca de 500 mil assinaturas e, no Brasil todo, 1,25 milhão de adesões já foram feitas. Para que o projeto seja apresentado, 1,5 milhão de assinaturas são necessárias, provenientes de pelo menos cinco Estados.
O prefeito de Nepomuceno, Marcos Memento, destacou a importância da Caravana da Saúde para aumentar os recursos no setor. Ele ressaltou que o município, mesmo com as dificuldades, destinou, no ano passado, 29% do seu orçamento à saúde, representando um gasto de R$ 8 milhões. “Mesmo com esse gasto, não temos os recursos necessários para melhorar o atendimento na saúde em nossa cidade”, disse o prefeito. Hoje o município de 25 mil habitantes tem quatro postos do Programa de Saúde da Família, uma policlínica e seis postos de saúde na zona rural.
O presidente da Câmara Municipal, Francisco Ricardo Gattini, cobrou mais recursos federais para a saúde. “Hoje o Governo Federal investe menos nessa área do que alguns países da África”, afirmou. Ele agradeceu a presença da população no encontro em defesa da saúde pública.
Já a provedora da Santa Casa de Nepomuceno, Luiza Menezes, destacou as melhorias no hospital, mesmo com todas as dificuldades em captação de recursos.
Parlamentares reforçam importância do encontro na cidade
Um dos autores do requerimento para a reunião, deputado Pompilio Canavez, disse que a luta por melhorias na saúde é de todos. “Pedimos as assinaturas nessa campanha para tornar obrigatório que a União invista mais na saúde. Quando o Estado e a União não aplicam, sobra para o município aplicar”, ponderou Pompilio.
O presidente da Comissão de Saúde e autor do requerimento para a reunião, deputado Carlos Mosconi, destacou a importância da reunião em Nepomuceno. Ele ressaltou que a saúde está muito aquém do que deveria ser e é o setor que mais incomoda os brasileiros. “O que nós queremos é melhorar a saúde. É uma reunião que nos comove demais, com a participação da população”, disse Mosconi.
A mobilização da comunidade foi destacada também pelo deputado Antônio Carlos Arantes. Ele defendeu melhorias nos salários dos profissionais da saúde e lembrou que é humanamente impossível ficar a cargo apenas das prefeituras investir no setor.
O deputado Duarte Bechir lembrou que a lei diz que o Estado deverá gastar, no mínimo, 12% com saúde e os municípios, 15%. Para ele, falta uma pergunta e uma resposta. “Qual é a obrigatoriedade do Governo Federal? Nenhuma. A União gasta o que quer”, opinou. “Estamos em Nepomuceno para que a cidade contribua na adesão dessa campanha”, completou.
Para o deputado Fábio Cherem, a Assembleia tem redobrado seus esforços para tentar melhorar a vida da população. “A voz de Nepomuceno estará nas assinaturas que vamos recolher hoje”, disse. A melhoria no atendimento da saúde também foi reforçada pelo deputado Carlos Henrique, que endossou a importância da Caravana da Saúde, percorrendo diversas cidades mineiras.
Cronograma - A campanha da Assembleia Legislativa, conhecida como Caravana da Saúde, ainda vai percorrer outros municípios mineiros. Já estão previstas reuniões em Paraopeba (12/6), Ipatinga (2/7), Alfenas (8/7) e Manhuaçu (11/7).
Como participar - Todo cidadão pode contribuir com a coleta de assinaturas por meio de formulário disponível no Portal da Assembleia. Para preenchê-lo, é necessário informar nome completo, endereço e título de eleitor. Quem não souber o número do título de eleitor, pode informar a data de nascimento e o nome completo da mãe. Após preenchimento, o formulário deve ser enviado para a Assembleia (Rua Rodrigues Caldas, 30; CEP: 30.190-921 – Belo Horizonte/MG).