Sul de Minas reivindica melhorias para setor agropecuário
Durante reunião realizada nesta segunda (25) em Varginha, lideranças pediram também investimentos na infraestrutura.
25/03/2013 - 15:35Políticas para o setor agropecuário, implantação de uma regional da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) em Varginha, construção de um centro de convenções no município e incrementos no setor aéreo. Essas foram as principais solicitações apresentadas nesta segunda-feira (25/3/13), durante a 17ª Reunião de Prestação de Contas Regional, realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em Varginha (Sul de Minas). O encontro aconteceu no Centro Universitário Unis.
Estiveram presentes o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), e os parlamentares André Quintão (PT), Antônio Carlos Arantes (PSC), Carlos Pimenta (PDT), Dilzon Melo (PTB), Luzia Ferreira (PPS), Mário Henrique Caixa (PCdoB) e Pompilio Canavez (PT). Também participaram da cerimônia o presidente da Câmara Municipal de Varginha, Leonardo Vinhas Ciacci, e o prefeito Antônio Silva, além de outras autoridades e lideranças.
O presidente da ALMG destacou que a instituição está se revigorando por estar cada vez mais próxima das comunidades. Ele salientou as diversas campanhas encabeçadas pela Assembleia Legislativa, como a renegociação da dívida dos Estados, a campanha contra o crack e o Movimento Assine + Saúde. “Sabemos que o Brasil tem uma condição fragilizada quando se trata da área da saúde. Por isso, buscamos ampliar o número de assinaturas, com essa campanha, para que se aumentem os recursos destinados ao setor pela União”, referindo-se ao movimento.
Dinis Pinheiro ressaltou ainda que o objetivo do encontro em Varginha foi ouvir a população e colher propostas e sugestões. “Sabemos que, com a opinião de cada um, vamos conseguir outras melhorias para o município, para a região e para todo o Estado”, disse.
O presidente da Câmara Municipal de Varginha ressaltou a importância dessa reunião por aproximar o Poder Legislativo da comunidade. “Varginha sempre estará de portas abertas para divulgar as ações do Legislativo mineiro. Esse evento é da maior grandeza, pois traz a transparência do trabalho realizado para toda a população”, disse Leonardo Ciacci.
Já o prefeito de Varginha falou sobre a dimensão do trabalho da ALMG no Estado. “Entre todos os Legislativos, ela está na vanguarda, pela identidade que tem com a população mineira”, destacou Antônio Silva.
Parlamentares destacam interiorização da Assembleia de Minas
O deputado Dilzon Melo, 1º-secretário da ALMG, falou sobre o trabalho de interiorização da Casa. “A Assembleia tem as portas abertas para receber a todos os mineiros. Mas precisávamos também de ir até os locais e ouvir as demandas para melhorar a qualidade dos projetos da instituição”.
Ele destacou as demandas para instalação da TV Assembleia em Varginha e para a implantação de uma regional da Fiemg. “Varginha agrega no seu entorno umas 30 cidades, e não faz sentido depender da regional de Pouso Alegre. Para que o município se desenvolva, é preciso também qualificar a mão de obra”, disse.
A deputada Luzia Ferreira salientou o rigor da ALMG para discutir assuntos de interesse da população."Temos como objetivo aproximar a Assembleia Legislativa das diversas cidades. Essa reunião fortalece o Poder Legislativo e a democracia. Esses encontros nos dão retorno da realidade de cada local”.
O deputado Carlos Pimenta também ressaltou a prioridade da instituição em estar próxima da comunidade. Ele convidou os presentes a participarem de audiência pública no dia 25 de abril em Três Pontas, para discutir a questão da duplicação da MG-167, que liga a cidade a Varginha, o programa estadual Caminhos de Minas e também o transporte aéreo na região.
Pobreza e Desigualdade - O deputado André Quintão destacou o Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade, realizado em 2011. “Conseguimos resultados muito efetivos. Aprovamos uma lei que aumentou o imposto sobre bebidas alcoólicas, cigarros e armas, gerando recursos para o Fundo de Erradicação da Miséria, que custeia ações para enfrentamento da miséria. O Sul de Minas é uma região mais rica, mas, mesmo assim, há desafios sociais. Então, precisamos reforçar as políticas sociais que alavancam o desenvolvimento”.
O parlamentar Antônio Carlos Arantes também ressaltou o trabalho da ALMG sempre atento aos anseios da comunidade, a Campanha Assine + Saúde, e também as ações da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, da qual é presidente. Ele destacou ainda os investimentos do Governo do Estado na região. “O governador Antonio Anastasia tem destinado muitos recursos e investimentos para o Sul de Minas, sobretudo nas rodovias”. O parlamentar ressaltou a preocupação com o setor agropecuário e com os problemas enfrentados pelo pequeno produtor. “Falta uma política federal maior para a área”, falou.
Cafeicultura - O deputado Mário Henrique Caixa salientou a necessidade de melhorias para o setor da cafeicultura e da duplicação da MG-167. Ele destacou ainda a importância da construção de um centro de convenções em Varginha e da volta dos voos regulares ligando o município a Belo Horizonte e São Paulo.
O parlamentar Pompílio Canavez falou sobre a implantação, nesta quarta-feira (27), da Comissão Extraordinária das Águas, que vai debater a situação dos recursos hídricos do Estado e propor políticas públicas. “Teremos condição assim de pensar em melhorias para a questão”.
Lideranças fazem reivindicações para áreas de saúde e infraestrutura
O vereador de Varginha Rogério Bueno defendeu o retorno dos voos de Varginha para a Capital mineira e para São Paulo. Outra demada apresentada pelo vereador é que a ALMG auxilie as câmaras municipais na reestruturação das leis orgânicas e de seus regimentos internos.
A vereadora Racibe de Fátima Faria, também de Varginha, falou sobre importância do combate ao crack e defendeu que o município se torne referência nessa questão.
Também de Varginha, o vereador Henrique Lemes solicitou o apoio contínuo da ALMG ao hospital regional. “Sabemos que o Governo do Estado já contribui com o hospital, mas é importante que tenhamos mais recursos”.
Eduardo Delfraro David Filho, que representa empresas de embalagem, fez referência à perda de mercado das empresas mineiras desse segmento. “Em outros locais, há mais incentivos em relação a impostos e taxas de energia. Peço aos deputados que olhem para essa questão também”, enfatizou.
Arnaldo Bottrel, presidente do Sindicato Rural de Varginha, também falou sobre a necessidade de políticas para o setor agropecuário.
Servidores do Poder Judiciário pediram, durante a reunião, apoio da ALMG na busca por melhorias para a área. Eles ressaltaram que há problemas com a grande demanda de serviço, com a precariedade dos locais onde trabalham e com os baixos salários.
Participaram da reunião prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de outros 15 municípios: Alpinópolis, Bandeira do Sul, Bocaina de Minas, Cambuí, Campanha, Carmo da Cachoeira, Ilicínea, Itumirim, Monte Belo, Nepomuceno, Paraguaçu, Poços de Caldas, Santana da Vargem, São Tomé das Letras e Três Pontas.
Coletiva – A reunião com lideranças foi precedida de uma coletiva com a imprensa. O presidente da ALMG destacou, nesse momento, leis criadas no biênio 2011-2012 que repercutiram na região, como a que instituiu o Fundo Estadual do Café (Fecafé) para incentivar a cafeicultura, que tem grande expressão no município e região. O Sul de Minas detém 44,21% da produção mineira de café, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Outras iniciativas da Assembleia Legislativa que também têm influência na região são a criação do polo de incentivo à cultura do morango no Sul de Minas e as normas de valorização da produção dos queijos artesanais. Também foi apresentado, durante o encontro, um vídeo com ações da ALMG nesse biênio.
Formulário - Os participantes puderam se manifestar, tanto oralmente quanto por meio de um formulário que foi distribuído no evento. Ao todo, foram colhidas 31 sugestões. A ALMG vai analisar as demandas e dar resposta a todos os participantes com relação às questões relacionadas à sua região. Essa resposta não será individualizada, mas dividida por temas. Além do retorno via correio eletrônico, o cidadão poderá acompanhar todas as informações do evento por meio do Portal Assembleia, onde o formulário também está disponível para quem desejar participar.