Representantes da sociedade e lideranças locais também cobraram investimentos em educação, geração de emprego e renda, infraestrutura urbana e saúde
A importância da Renegociação da Dívida dos Estados com a União e do Assine + Saúde foram relembrados pelo presidente da ALMG

Santa Rita do Sapucaí quer apoio em ações de segurança

Parlamentares estiveram na cidade, nesta segunda (18), para prestar contas do trabalho da ALMG no biênio 2011-2012.

18/03/2013 - 18:13

Ações voltadas para as áreas de educação, saúde, infraestrutura urbana, geração de emprego e renda e, em especial, segurança pública foram solicitadas por lideranças regionais e representantes da população de Santa Rita do Sapucaí (Sul de Minas) aos deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Os pedidos foram feitos durante a Reunião de Prestação de Contas Regionalizada realizada no município nesta segunda-feira (18/3/13).

O vice-prefeito da cidade, Wander Wilson Chaves, destacou que é preciso viabilizar projetos voltados à segurança pública, para aumentar o efetivo policial e reforçar o aparelhamento da Polícia Militar na região. Mais que isso, o gestor defendeu que o município necessita de uma unidade do Corpo de Bombeiros. “Nossa urgência é o combate à violência, mas precisamos, também, de apoio para construção de escolas, duplicação da BR-459, construção de passarelas e pontes, além de nova pavimentação das nossas ruas”, afirmou. As vereadoras de Santa Rita do Sapucaí Vanderlea Paulino e Cibele Maria da Silva apoiaram o vice-prefeito e destacaram a necessidade de melhoria na segurança pública da cidade.

Emprego – Lideranças de municípios vizinhos também fizeram solicitações aos deputados. O prefeito de Cachoeira de Minas, Carlos Augusto Tenório Dionísio, pediu apoio e incentivo à geração de emprego e renda, por meio de investimentos no agronegócio e na indústria tecnológica. Segundo ele, há dificuldade na manutenção das estradas vicinais utilizadas para que os agricultores rurais escoem a produção.

O presidente da Câmara Municipal de São José do Alegre, vereador Edson Rodrigues, também solicitou mais estímulo à instalação de indústrias na região, uma vez que, na sua opinião, este é o principal caminho para criar postos de trabalhos nas pequenas cidades do Estado.

Dinis Pinheiro convida sociedade para participar das ações do Legislativo mineiro

O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), destacou que as reuniões de prestação de contas são pioneiras e garantem aos parlamentares a oportunidade de conhecer as inquietações e necessidades de todo o Estado. Segundo ele, Santa Rita do Sapucaí, considerada polo da indústria eletrônica em Minas Gerais, é a cidade do futuro e da evolução. Para tanto, fez um chamamento à população para que participe das ações da Assembleia, tais como a Renegociação da Dívida dos Estados com a União e o Assine + Saúde. “Contamos com a participação de todos para que possamos fazer uma Minas melhor e mais fraterna para todos os mineiros”, concluiu.

O deputado Gustavo Corrêa (DEM) reforçou as palavras de Dinis Pinheiro ao destacar que o Parlamento abre, cada vez mais, suas portas para que a sociedade exponha suas necessidades. “As ações de combate ao crack e o Assine + Saúde são projetos que contam com o apoio e a participação de todos”, disse.

Desenvolvimento econômico – Os deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e Tiago Ulisses (PV) destacaram a importância de novos investimentos na indústria tecnológica de Santa Rita do Sapucaí. Para Dalmo Ribeiro, a cidade deve ser valorizado como fonte de desenvolvimento e sustentabilidade econômica local, pois possui excelência no segmento eletrônico.

Ao se referir ao município como “Vale do Silício mineiro”, Tiago Ulisses afirmou que Santa Rita é referência em desenvolvimento tecnológico em todo o País. “Defendo um investimento maior do Governo do Estado no setor, por meio da construção de novos centros de pesquisas e conhecimento”, salientou.

Outros temas foram tratados pelos parlamentares durante o evento. O deputado Antônio Carlos Arantes (PSC) defendeu a importância de ações em prol do produtor rural, em especial nas cadeias do café e do leite, que, segundo ele, estão em crise no Brasil. Já o deputado Pompílio Canavez (PT) destacou que, além das várias iniciativas realizadas pela Assembleia no biênio 2011-2012, a criação da Comissão Extraordinária das Águas vai trazer benefícios diretos para o Sul de Minas, que é cortado por alguns dos principais rios do Estado.

Encontros - O objetivo das reuniões de prestação de contas regional é apresentar os trabalhos realizados pelo Parlamento mineiro no último biênio e colher propostas da sociedade para a definição da pauta dos próximos dois anos. Os parlamentares já realizaram 14 encontros, contando com o de Santa Rita do Sapucaí, e ainda irão às cidades de Muriaé (Zona da Mata), no dia 21/3, Uberaba (Triângulo), no dia 22/3, e Varginha (Sul) e Formiga (Centro-Oeste), ambas no dia 25/3.