Santa Rita do Sapucaí quer apoio em ações de segurança
Parlamentares estiveram na cidade, nesta segunda (18), para prestar contas do trabalho da ALMG no biênio 2011-2012.
18/03/2013 - 18:13Ações voltadas para as áreas de educação, saúde, infraestrutura urbana, geração de emprego e renda e, em especial, segurança pública foram solicitadas por lideranças regionais e representantes da população de Santa Rita do Sapucaí (Sul de Minas) aos deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Os pedidos foram feitos durante a Reunião de Prestação de Contas Regionalizada realizada no município nesta segunda-feira (18/3/13).
O vice-prefeito da cidade, Wander Wilson Chaves, destacou que é preciso viabilizar projetos voltados à segurança pública, para aumentar o efetivo policial e reforçar o aparelhamento da Polícia Militar na região. Mais que isso, o gestor defendeu que o município necessita de uma unidade do Corpo de Bombeiros. “Nossa urgência é o combate à violência, mas precisamos, também, de apoio para construção de escolas, duplicação da BR-459, construção de passarelas e pontes, além de nova pavimentação das nossas ruas”, afirmou. As vereadoras de Santa Rita do Sapucaí Vanderlea Paulino e Cibele Maria da Silva apoiaram o vice-prefeito e destacaram a necessidade de melhoria na segurança pública da cidade.
Emprego – Lideranças de municípios vizinhos também fizeram solicitações aos deputados. O prefeito de Cachoeira de Minas, Carlos Augusto Tenório Dionísio, pediu apoio e incentivo à geração de emprego e renda, por meio de investimentos no agronegócio e na indústria tecnológica. Segundo ele, há dificuldade na manutenção das estradas vicinais utilizadas para que os agricultores rurais escoem a produção.
O presidente da Câmara Municipal de São José do Alegre, vereador Edson Rodrigues, também solicitou mais estímulo à instalação de indústrias na região, uma vez que, na sua opinião, este é o principal caminho para criar postos de trabalhos nas pequenas cidades do Estado.
Dinis Pinheiro convida sociedade para participar das ações do Legislativo mineiro
O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), destacou que as reuniões de prestação de contas são pioneiras e garantem aos parlamentares a oportunidade de conhecer as inquietações e necessidades de todo o Estado. Segundo ele, Santa Rita do Sapucaí, considerada polo da indústria eletrônica em Minas Gerais, é a cidade do futuro e da evolução. Para tanto, fez um chamamento à população para que participe das ações da Assembleia, tais como a Renegociação da Dívida dos Estados com a União e o Assine + Saúde. “Contamos com a participação de todos para que possamos fazer uma Minas melhor e mais fraterna para todos os mineiros”, concluiu.
O deputado Gustavo Corrêa (DEM) reforçou as palavras de Dinis Pinheiro ao destacar que o Parlamento abre, cada vez mais, suas portas para que a sociedade exponha suas necessidades. “As ações de combate ao crack e o Assine + Saúde são projetos que contam com o apoio e a participação de todos”, disse.
Desenvolvimento econômico – Os deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e Tiago Ulisses (PV) destacaram a importância de novos investimentos na indústria tecnológica de Santa Rita do Sapucaí. Para Dalmo Ribeiro, a cidade deve ser valorizado como fonte de desenvolvimento e sustentabilidade econômica local, pois possui excelência no segmento eletrônico.
Ao se referir ao município como “Vale do Silício mineiro”, Tiago Ulisses afirmou que Santa Rita é referência em desenvolvimento tecnológico em todo o País. “Defendo um investimento maior do Governo do Estado no setor, por meio da construção de novos centros de pesquisas e conhecimento”, salientou.
Outros temas foram tratados pelos parlamentares durante o evento. O deputado Antônio Carlos Arantes (PSC) defendeu a importância de ações em prol do produtor rural, em especial nas cadeias do café e do leite, que, segundo ele, estão em crise no Brasil. Já o deputado Pompílio Canavez (PT) destacou que, além das várias iniciativas realizadas pela Assembleia no biênio 2011-2012, a criação da Comissão Extraordinária das Águas vai trazer benefícios diretos para o Sul de Minas, que é cortado por alguns dos principais rios do Estado.
Encontros - O objetivo das reuniões de prestação de contas regional é apresentar os trabalhos realizados pelo Parlamento mineiro no último biênio e colher propostas da sociedade para a definição da pauta dos próximos dois anos. Os parlamentares já realizaram 14 encontros, contando com o de Santa Rita do Sapucaí, e ainda irão às cidades de Muriaé (Zona da Mata), no dia 21/3, Uberaba (Triângulo), no dia 22/3, e Varginha (Sul) e Formiga (Centro-Oeste), ambas no dia 25/3.