Aprovação do requerimento aconteceu em reunião nesta terça-feira (4), que também discutiu o cronograma de obras do Aeroporto de Confins

Reunião vai debater irregularidades em obras do Mineirão

Comissão pede audiência para apurar irregularidades na contratação de escritório de arquitetura responsável pelo estádio

04/12/2012 - 20:06

Esclarecimentos do Governo do Estado quanto a irregularidades na contratação do escritório de arquitetura responsável pelo projeto de reforma do Mineirão. Esse é o tema de uma audiência pública que a Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais deve realizar. Requerimento sobre o tema, de autoria do deputado Rogério Correia (PT), foi aprovado em reunião da comissão nesta terça-feira (4/12/12).

De acordo com o deputado, a Justiça Federal, por meio de liminar, tornou indisponíveis os bens do escritório de arquitetura que elaborou o projeto do novo Mineirão e de cinco funcionários do Departamento Estadual de Obras Públicas (Deop) envolvidos. Segundo ele, a liminar se deve à constatação de irregularidades apontadas em relatório do Tribunal de Contas do Estado, que seriam: obras pagas e não realizadas, a contratação do escritório de arquitetura por valor acima do mercado e, ainda, a contratação sem licitação de uma empresa alemã, que foi sublocada pelo escritório.
Vão ser convidados para a reunião representantes dos Ministérios Públicos Federal e do Estado, da Secretaria de Estado da Copa do Mundo, do Escritório de Arquitetura Gustavo Penna Arquitetos & Associados, do Consórcio Minas Arena, do Deop, entre outros.

Outra audiência pública aprovada foi requerida pelo deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB). Ele quer reunião conjunta com a Comissão de Saúde para debater formas de combate ao sedentarismo. Segundo Dalmo, mesmo com todo o estímulo à atividade física e com a divulgação constante dos problemas da falta dela, o sedentarismo chegou a níveis epidêmicos na população mundial.

Para essa audiência devem ser convidados representantes do Ministério e da Secretaria de Estado de Saúde, das Secretarias de Estado de Esportes e da Juventude e de Desenvolvimento Social, do Conselho Regional de Educação Física, entre outros.

Por último, foi aprovado na reunião requerimento que encaminha à Comissão de Fiscalização Financeira emenda a dois Projetos de Lei. São eles os PLs 3.471/12 e 3.472/12, que tratam, respectivamente, do Orçamento do Estado para 2013 e da revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2012-2015. Segundo o autor do requerimento, deputado Marques Abreu (PTB), presidente da comissão, com a emenda pretende-se destinar recursos para a construção de centros poliesportivos em três municípios: Ribeirão das Neves (Região Metropolitana de Belo Horizonte), São Gonçalo do Pará (Centro-oeste) e Montes Claros (Norte).

Consulte a lista de todas as proposições analisadas.