Infraero garante conclusão das obras em Confins até a Copa
Empresa federal admite atrasos, mas assegurou a parlamentares que o trabalho será finalizado antes do evento.
04/12/2012 - 13:40O superintendente Regional Sudeste da Infraero, Mário Jorge Fernandes, garantiu aos deputados da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais que as obras de modernização e ampliação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, serão concluídas antes da Copa do Mundo de 2014. A declaração foi dada durante visita da comissão, nesta terça-feira (4/12/12), ao aeroporto, para acompanhar o andamento das obras. A ida dos parlamentares ao local se deu a partir de requerimento do deputado Fred Costa (PEN).
De acordo com Mário Jorge, problemas de prazo por parte do consórcio licitado para as obras provocaram atrasos no cronograma. Com isso, uma nova empresa parceira teve que ser contratada para recuperar o tempo perdido. “Estamos correndo contra o tempo, mas vamos concluir tudo até a Copa do Mundo”, disse. Questionado sobre como será a recepção aos turistas na Copa das Confederações, em junho de 2013, o representante da Infraero afirmou que serão feitas melhorias operacionais que vão garantir o bom atendimento aos usuários. “Para o evento do ano que vem, estamos esperando um turismo mais doméstico e um volume menor de pessoas do que em 2014. Para isso, estamos preparados para prestar um serviço de primeiro mundo”, reforçou.
Capacidade ampliada – A superintendente do Aeroporto de Confins, Maria Edwirges Madeira, destacou que as obras vão trazer melhorias e modernização aos terminais já existentes e promover a construção de um novo terminal. As reformas, segundo ela, irão ampliar a capacidade do aeroporto, que hoje atende pouco mais de 10 milhões de passageiros por ano, para mais de 17 milhões de pessoas. “Estamos recuperando o atraso provocado pelo problema com a parceira anterior e vamos entregar todos os terminais antes da Copa”, salientou.
Sobre a necessidade de ampliação dos terminais, a secretária-adjunta de Estado de Turismo, Silvana Nascimento, lembrou que, para a Copa do Mundo são esperados cerca de 200 mil turistas, mas, para a Copa das Confederações, o turista internacional não virá em grande número.
Parlamentares cobram que melhorias sejam legado
O deputado Fred Costa destacou que, hoje, Confins tem problemas estruturais graves. Para ele, desde o acesso viário até os locais de embarque, desembarque e check-in estão aquém em termos de atendimento aos usuários. Durante a visita, o parlamentar afirmou que as obras são urgentes e que devem ser vistas como um legado para a cidade. “As copas que acontecem nos próximos anos são eventos efêmeros, de curta duração. O mais importante é que as melhorias fiquem para a população depois das competições”, ponderou.
O vice-presidente da comissão, deputado Tadeu Martins Leite (PMDB), reforçou as palavras de Fred Costa e disse que ainda há muito a ser feito. Ele acredita que o aeroporto não suporta mais a demanda de usuários e, com isso, o atendimento é precário.
Ao final da visita, o presidente da comissão, deputado Marques Abreu (PTB), fez um balanço do que foi visto pelos parlamentares. Segundo ele, apesar dos atrasos, as obras continuam a todo vapor e espera-se que tudo seja mesmo entregue a tempo da Copa de 2014. “O importante é receber bem nossos turistas internacionais e domésticos. Para isso, estivemos aqui e vamos continuar atentos ao andamento das reformas”, concluiu.
Ainda nesta terça-feira (4), a comissão recebe convidados para debater a situação do aeroporto de Confins e o que foi visto na visita. A reunião será às 15 horas.