Novo cronograma de obras em Confins não aumentará gastos

Durante audiência nesta terça (04), gerente garantiu que realização de novos serviços não trará custos adicionais.

04/12/2012 - 20:38

A modificação no cronograma de trabalho das obras de modernização e construção dos novos terminais do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, não trará aumento de gastos no orçamento previsto. A afirmação é do gerente de empreendimentos do aeroporto, Adair Moreira, feita durante audiência pública realizada nesta terça (04/12/12) na Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Segundo ele, como acontece em todas as obras, alguns serviços que não estavam previstos terão de ser feitos, mas eles não trarão custos adicionais. Um novo cronograma de obras está sendo elaborado, por causa da saída de uma empresa, que estava encarregada de elaborar o plano executivo da reforma.

Mesmo com as mudanças nas datas, já se sabe que as obras serão finalizadas em dezembro de 2013, de acordo com o superintendente Regional Sudeste da Infraero, Mário Jorge Fernandes. Ele também destacou que o Plano Diretor elaborado pela Infraero em parceria com o Governo de Minas traz um planejamento a longo prazo para o funcionamento do aeroporto. “O Plano prevê a construção de quatro terminais e três pistas de pouso em 30 anos. Atualmente estamos reformando a pista de pouso principal, que aumentará 600 metros”. O superintendente destacou também que vários equipamentos estão sendo adquiridos com o objetivo de modernizar o aeroporto. “Serão 64 novos balcões de check in, 10 escadas rolantes, 17 elevadores, alguns deles com capacidade para 26 pessoas, uma grande praça de alimentação no terceiro andar e um shopping center com 71 lojas”. Também serão construídos uma lanchonete popular no primeiro piso e um restaurante popular no terceiro andar. O superintendente ressaltou que a reforma contemplará a questão ambiental, com a construção de uma estação de tratamento de água.

O superintendente de Projetos Especiais da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico Danilo Colares explicou que em 28 anos a demanda do aeroporto Tancredo Neves cresceu acima de qualquer projeção feita. “A modernização procurará atender os passageiros da melhor forma possível”. Segundo ele, as obras na LMG 800, que incluem a construção de um hotel entre os terminais um e dois e de um edifício-garagem com cerca de quatro mil vagas, serão concluídas em maio de 2014.

O superintendente Mário Jorge afirmou que em 2012 terão passado pelo aeroporto cerca de 10 milhões de passageiros e em 2013, quando a reforma for concluída, serão 17 milhões de pessoas/ano sendo atendidas satisfatoriamente pelas novas instalações. “A demanda real tem crescido muito e temos feito o que podemos para atender, dentro do que a legislação permite”. Ele também destacou que a intenção da Infraero é acabar com os balcões exclusivos de companhias aéreas, que muitas vezes tornam o processo de check in mais lento. “Muitas vezes os balcões de empresas brasileiras estão cheios enquanto os de empresas internacionais estão vazios. Todos os balcões que estiverem disponíveis atenderão a todos os passageiros depois da reforma. Os check ins serão feitos em ilhas, tudo virará um grande saguão, todos os embarques serão feitos pelo mesmo lugar. Além disso, o check in pela internet também está facilitando bastante para os passageiros. E no terminal três haverão ainda mais ilhas para check ins”. O terminal três, que sozinho terá capacidade para 5,8 milhões de passageiros/ano, será removível e utilizado para apoio apenas até o terminal dois ficar pronto.

O deputado Fred Costa (PEN), autor do requerimento que deu origem à audiência pública, destacou que o aeroporto precisava de reformas e uma modernização eficaz, tendo em vista as muitas desconformidades que já apresentava, devido ao grande número de passageiros que tem recebido. “O estacionamento é pequeno, o check in é desconfortável e temos de pensar não só nos que nos visitarão para a Copa, mas no legado que deixaremos para as gerações futuras. Belo Horizonte é uma cidade que tem um grande fluxo de pessoas por meio do turismo de negócios e esses passageiros precisam ser bem atendidos”. O deputado Tadeu Martins Leite (PMDB) disse que “graças à Copa muitas coisas estão acontecendo, medidas que antes eram adiadas e que agora estamos vendo acontecer. Bendita Copa, que traz reforma para nossos estádios, provoca preocupação com o transporte público, entre outras coisas. E agora, aviões são um meio de transporte acessível a toda a população, por isso nossa preocupação com o aeroporto é ainda maior”.

Infraero aguarda companhias aéreas para montar cronograma de final de ano

O deputado Tadeu Martins Leite pediu à superintendente da Infraero - Aeroporto Internacional Tancredo Neves – Confins Maria Edwirges Madeira que explicasse de que forma as obras que já estão sendo feitas no terminal um impactariam as viagens de final de ano, tendo em vista o aumento no fluxo de passageiros. De acordo com ela, a previsão é que as obras não parem e o aumento da demanda seja administrado por meio do Centro de Gerenciamento Aeroportuário, com verificação dos movimentos atípicos e atrasos dos voos. “Vamos ter um acréscimo no número de profissionais para atender os passageiros, aumentamos o número de cadeiras e tomadas. Já estamos nos preparando”.

O deputado Marques Abreu (PTB), presidente da Comissão, perguntou à superintendente Maria Edwirges como o aeroporto estará para receber os turistas na época da Copa das Confederações. Segundo ela, apenas a partir do sorteio, realizado no fim de semana, e da definição dos jogos que serão realizados em Belo Horizonte é que as companhias aéreas poderão agora planejar seus voos e, por consequência, repassarem esses dados ao aeroporto. “A partir dessa demanda é que vamos arquitetar de que forma será feito o atendimento. Parte das obras já estará pronta, isso é certo. Mas precisamos que as companhias nos repassem, para podermos nos planejar”.

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