Versão atual do portal da Assembleia completa 1 ano
Trabalho de reformulação privilegiou convergência de mídias, usabilidade e interação com o cidadão.
01/10/2012 - 15:10Convergência de mídias, compartilhamento de conteúdo nas redes sociais, enquetes e cadastro único para acesso a diversos serviços. Essas foram algumas das principais mudanças trazidas pela atual versão do Portal da Assembleia, que completa nesta segunda-feira (1º/10/12) seu primeiro ano. O trabalho de reformulação do portal, definido como projeto prioritário do Direcionamento Estratégico Assembleia 2020, privilegiou a interatividade, a facilidade de navegação e a aproximação do Legislativo mineiro com o cidadão, envolveu pesquisa de tecnologias para gestão de conteúdos de internet, concepção de uma nova arquitetura de informação, mudança de layout, além de testes de usabilidade junto aos principais públicos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
A seção Legislação Mineira, que registra a maior parte das visitas (cerca de 36 mil, do total de 126 mil acessos em agosto), disponibiliza para consulta mais de 100 mil normas jurídicas, incluindo leis ordinárias, leis complementares, decretos, resoluções, entre outras. Entre as inovações nessa seção estão o "Entenda a Norma" e a "Pesquisa por Tema". Tudo para ajudar o cidadão a conhecer o resultado da atividade legislativa.
Uma seção que veio com muitas novidades foi a de Notícias, a segunda mais acessada do portal – 16 mil visitas durante o mês de agosto. A nova tecnologia adotada permitiu a convergência de mídias, associando texto, vídeos, áudios e outros documentos a um mesmo assunto, além de links de compartilhamento dos conteúdos nas redes sociais.
Foi também implementada a Sala de Imprensa, que reúne todo o material jornalístico produzido sobre as atividades da Assembleia de Minas. São mais de 27 mil notícias, quase 5 mil vídeos, quase 5 mil áudios e mais de 146 mil fotos, que refletem toda a atividade do Legislativo mineiro.
Cadastro único oferece praticidade ao cidadão
Todos os serviços disponibilizados pelo portal podem agora ser acessados a partir de um cadastro único. Um deles é o acompanhamento passo a passo da tramitação de proposições. O cidadão pode selecionar projetos de seu interesse e, a cada vez que a tramitação do projeto avançar ou quando a proposição for incluída na pauta das comissões ou do Plenário para apreciação, ele receberá, por e-mail, um alerta.
Também é possível assinar o recebimento de três boletins. Um deles é o Boletim Eletrônico de Notícias, em que o usuário se inscreve para receber, em seu e-mail, matérias jornalísticas relacionadas a temas por ele selecionados. Os outros são também de notícias, da Escola do Legislativo e de matérias de interesse das câmaras municipais, produzido pelo Centro de Apoio às Câmaras (Ceac).
O acompanhamento de proposições é um dos serviços utilizados pelo antropólogo Ricardo Álvares da Silva, que também é assinante do Boletim de Notícias. Ele acompanha projetos relacionados às populações tradicionais do Estado e à questão do meio ambiente, que são as áreas em que atua. Para ele, essa ferramenta é "super importante para manter o cidadão informado". Álvares também destacou a mudança de layout do portal. "O visual é mais bonito, mais prazeroso para acessar. Gosto muito", declarou.
Toda a estrutura tecnológica do Portal foi renovada, incluindo a implantação de gerenciador de conteúdos gratuito e ajuste dos diversos sistemas de informática. Com isso, a alimentação é descentralizada, com mais segurança e agilidade na atualização dos conteúdos.
Online, de olho nas atividades da ALMG
O cidadão pode acompanhar, de forma mais fácil, as atividades de seu parlamentar no Portal da Assembleia. Podem ser acessadas, a partir da mesma página, informações como o perfil do deputado, seus pronunciamentos, contatos, links para seus perfis em redes sociais (retirados durante o período eleitoral), proposições de sua autoria além de notícias, vídeos e áudios a ele relacionados.
Há também uma seção especialmente criada para que o cidadão consulte as datas, horários pautas e resultados de todas as reuniões das comissões. É possível, ainda, acessar dados sobre comissões especiais temáticas, CPIs e Cipes a partir da 14ª Legislatura (1999-2003).
Agenda – A adoção de um sistema de agenda integrado permite ao cidadão saber, de forma simples, tudo o que acontece no Legislativo mineiro. A agenda possibilita ao usuário consultar as atividades de acordo com suas preferências, podendo, por exemplo, filtrar sua busca por tipo de evento (reuniões de comissão, de Plenário, eventos institucionais, programação cultural, cursos entre outros) e por período (agenda diária, semanal ou mensal).
Transparência – A página Transparência foi outra inovação. O interessado pode consultar o perfil dos deputados, remuneração e custeio da atividade parlamentar de cada um e gastos com verba indenizatória. Na área de prestação de contas, o cidadão pode analisar dados da despesa com pessoal do Poder Legislativo, execução orçamentária, gestão fiscal, licitações, contratos e convênios.
A página de tramitação de projetos também mudou para facilitar a compreensão sobre o processo legislativo. Além da descrição de cada uma das etapas, a página exibe um infográfico que mostra, de forma didática e simples, a fase da tramitação em que a proposição se encontra e quais serão seus próximos passos.
O administrador público Emanuel Camilo de Oliveira Marra disse que as páginas que mais acessa são a de tramitação de projetos e de legislação mineira, em função de seu trabalho. Em sua avaliação, a consulta à legislação ficou mais simples. Ele contou que também costuma assistir a programas da TV Assembleia e à transmissão das reuniões de Plenário. Sobre a atual versão do Portal da Assembleia, ele resume: "Foi uma mudança de sucesso".