Dia de Mobilização em Prol do Registro Civil deverá ser celebrado em 25 de outubro
Projeto prevê ações de incentivo ao registro de nascimento

Projeto institui dia de incentivo ao registro de nascimento

CCJ emite parecer pela constitucionalidade do texto que visa estimular e facilitar obtenção da Certidão de Nascimento.

25/09/2012 - 11:32

Nesta terça-feira (25/9/12), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) emitiu parecer pela legalidade do Projeto de Lei (PL) 3.395/12, de autoria da deputada Ana Maria Resende (PSDB), que institui o Dia Estadual da Mobilização para o Registro Civil de Nascimento, no calendário oficial do Estado. O relator, deputado Bruno Siqueira (PMDB), apresentou o substitutivo nº 1, que corrige imprecisões técnicas e faz adequações do texto à técnica legislativa.

O substitutivo modifica o nome da celebração para Dia Estadual de Mobilização em Prol do Registro Civil de Nascimento e determina que a data seja instituída no dia 25 de outubro. Acrescenta ainda que no dia em questão sejam realizadas atividades que expressem a relevância do registro civil de nascimento e da respectiva certidão; estimulem os pais a registrarem os filhos logo após o nascimento; promovam o registro mesmo que tardio de nascimento e forneçam a certidão de nascimento a quem necessitar; desenvolvam ações voltadas à erradicação do sub-registro de nascimento.

Dia do Músico Militar – O relator Bruno Siqueira (PMDB) também emitiu parecer pela legalidade do PL 3.389/12, do deputado Sargento Rodrigues (PDT), que institui o Dia Estadual do Músico Militar. A data de comemoração proposta é 22 de novembro, dia em que já se celebra o Dia Nacional do Músico.

Consulte a lista de todas as proposições analisadas.

 

Leia também: