Entre os parlamentares, Fabiano Toletino (ao centro) lidera o movimento pela preservação do Parque de Exposições da Gameleira

Comissão defende preservação do Parque da Gameleira

Parlamentares também aprovaram requerimento para realização de audiência pública destinada a debater a seca em Minas.

23/05/2012 - 17:14

Parlamentares da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vão participar de ato público pela preservação do Parque de Exposições Bolívar Andrade, mais conhecido como Parque da Gameleira, na Avenida Amazonas 7020, em Belo Horizonte. O anúncio foi feito pelo vice-presidente da comissão, deputado Fabiano Tolentino (PSD), durante reunião na tarde desta quarta-feira (23/5/12). A manifestação está marcada para o feriado do dia 7 de junho, às 16 horas, no local, e deverá reunir 26 associações de produtores rurais, além dos deputados.

Fabiano Tolentino explicou que os manifestantes pretendem abraçar o pavilhão de exposições. Ele lidera o movimento pela preservação do Parque da Gameleira, em nível parlamentar. No último dia 16, a comissão havia aprovado requerimento propondo visita ao Parque de Exposições, no dia 8 de julho, como parte das ações de mobilização em favor da preservação do local. A transferência do parque de exposições  vem sendo cogitada há algum tempo, mas, segundo Tolentino, produtores rurais e pecuaristas preferem manter o parque no local, optando por sua remodelação.

No dia 28 de março, foi realizada uma audiência pública sobre o assunto, na Assembleia. Apesar de o Governo do Estado ter anunciado na ocasião que não pretendia transferir o parque de exposições para outro local, ainda há dúvidas quanto à sua permanência naquele espaço, no longo prazo. Os deputados Romel Anízio (PP) e Doutor Viana (DEM) louvaram o empenho do colega no processo de mobilização.

Audiência pública – Na reunião desta quarta-feira, a comissão aprovou requerimento dos deputados Rogério Correia e Paulo Guedes, ambos do PT, propondo a realização de audiência pública para debater as ações dos Governos Federal e Estadual voltadas para os municípios afetados pela seca ou estiagem, na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). 

Consulte o resultado da reunião.