Apoio de universidades fortalece formação do PJ de Minas
Parcerias firmadas entre câmaras e instituições de ensino superior contribui para a formação política de monitores.
18/04/2012 - 12:16A parceria das Câmaras Municipais com instituições de ensino superior tem sido uma iniciativa muito bem recebida entre os participantes do Parlamento Jovem de Minas 2012 (PJ de Minas) A coordenadora do projeto na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a professora Marta Mendes Rocha, observa que, nos últimos anos, as universidades têm buscado ampliar suas ações de extensão, visando fortalecer os laços da instituição com a comunidade. “E Parlamento Jovem de Minas é um projeto que nos permite avançar nessa direção”, disse ela.
A UFJF é a parceira da Câmara Municipal de Juiz de Fora no desenvolvimento das atividades do projeto na cidade. Cinco alunos do bacharelado de Humanidades e um do Departamento de Ciências Sociais integram a equipe de monitores do projeto. Além da capacitação oferecida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da Escola do Legislativo, eles têm participado de atividades complementares na universidade, em encontros
semanais de três horas, e também na câmara municipal. “Temos trabalhado alguns conteúdos que consideramos muito importantes, sobre o nosso arranjo institucional a partir da Constituição de 88, o nosso sistema eleitoral, o federalismo e outros. Com esse embasamento teórico, os monitores se sentem mais seguros para tratar determinadas questões que surgem nas discussões com os jovens”, observou Marta Mendes.
Segundo ela, a capacitação complementar, oferecida pelas câmaras municipais e pelas escolas de ensino superior parceiras é importante não apenas para a formação dos monitores, mas para a própria trajetória acadêmica dos estudantes. A professora explicou, ainda, que o trabalho de formação feito pela universidade possibilita a apropriação de todo o material de apoio disponibilizado pela Escola do Legislativo, seja por meio dos cursos a distância ou pelo blog do Parlamento Jovem de Minas, que é um espaço virtual de formação permanente dos monitores.
Câmaras participantes – Participam do Parlamento Jovem de Minas 2012 as Câmaras Municipais de Belo Horizonte, Carandaí, Ouro Preto, Nova Serrana, Montes Claros, Caratinga, João Monlevade, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Iturama, Espera Feliz, Juiz de Fora, Leopoldina, Santos Dumont, Visconde do Rio Branco e Viçosa.