Câmaras buscam parcerias locais para implantar o PJ Minas

Municípios participantes do Parlamento Jovem de Minas 2012 investem em parcerias para a formação política dos jovens.

18/04/2012 - 12:01

As câmaras municipais participantes do Parlamento Jovem de Minas 2012 (PJ de Minas) contam com parcerias locais para desenvolver atividades destinadas à formação dos monitores, que são responsáveis por conduzir as atividades do projeto junto a estudantes das escolas que aderiram à iniciativa. Em vários municípios, as câmaras fizeram parcerias com escolas de ensino superior, tanto para selecionar os monitores, quanto para compartilhar as ações de formação das equipes. Em outros, os próprios servidores da câmara assumiram a monitoria do projeto ou mobilizaram os estudantes participantes de edições anteriores do Parlamento Jovem de Minas para atuarem como monitores nesta edição.

A Câmara Municipal de Montes Claros fez uma parceria com o curso de Ciências Sociais da Unimontes, selecionando cinco estudantes para atuar como monitores. A equipe tem se encontrado periodicamente com a coordenação do projeto na câmara para trocar informações e discutir dúvidas que surgem ao longo do projeto. Nesses momentos, há também troca de conteúdos formativos e todos são estimulados a participarem dos espaços de educação e de discussão criados no Portal da Assembleia para o Parlamento Jovem de Minas.

Em Carandaí, a câmara mobilizou os universitários residentes no município, alunos do curso de Direito da Unipac, de Barbacena, para formar a sua equipe de monitores. “Como eles estudam à noite e precisam sair cedo para chegar a tempo em Barbacena, este ano, as atividades do Parlamento Jovem de Minas estão sendo desenvolvidas aos sábados” , explicou o vereador Antônio Sebastião Ferreira Lima, coordenador do projeto no município. Ele informou ainda que se encontra periodicamente com o grupo para orientá-lo, especialmente, sobre os conteúdos ligados à estrutura e ao funcionamento do Legislativo municipal e para trocar informações sobre o andamento do projeto.

A Câmara de Ouro Preto fez uma parceria com o curso de Direito e com o Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e Câmara de Leopoldina, com o curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). As duas parcerias têm contribuído tanto para a consolidar o projeto nos municípios, quanto para estreitar as relações das universidades com a comunidade.

Outros municípios, no entanto, adotaram outros critérios para a seleção de monitores. Em Santos Dumont, por exemplo, a câmara optou por selecionar entre seus estagiários os monitores do projeto. Em Iturama, a opção foi buscar apoio dos estudantes de ensino médio que participaram da edição de 2011 do Parlamento Jovem de Minas. Além de já conhecerem a dinâmica do projeto, os estudantes já passaram por capacitações anteriores, tanto de atividades oferecidas pela Assembleia Legislativa quanta pela própria Câmara. Nos dois casos, a formação dos monitores é dividida entre os próprios coordenadores do projeto, os vereadores e, em alguns casos, entre os professores do ensino médio.