Projetos da PM e experiências de combate ao
uso das drogas foram relatadas no Debate Público

Plenário da ALMG reuniu autoridades e lideranças comunitáriasProjetos da Polícia Militar de prevenção ao uso de drogas, experiências de comunidades terapêuticas no tratamento de usuários e a necessidade de sistematizar dados sobre essa área. Esses foram os focos principais do Debate Público Contextualização do uso de drogas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, realizado na segunda-feira (15/6/09), pela Comissão Extraordinária de Políticas Públicas de Enfrentamento à Aids, às DSTs, ao Alcoolismo, às Drogas e aos Entorpecentes. 

O evento aconteceu no Plenário da Assembleia, a requerimento do deputado Célio Moreira (PSDB), membro da comissão, e reuniu diversos dirigentes de órgãos e entidades voltadas para a prevenção, principalmente, e também ao combate ao uso de álcool e drogas. 

O tenente-coronel Armando Leonardo Linhares apresentou os programas da Polícia Militar de prevenção ao álcool e às drogas. A atuação da PM se dava então em três níveis - prevenção primária, secundária e terciária. No primeiro nível, a polícia trabalhava, desde 1998, com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), ministrando palestras para crianças a partir de 5 anos a jovens de 18 anos. De acordo com o militar, até 2008, 314 mil pessoas haviam sido atendidas no Estado, sendo 78 mil só na RMBH. Até 2009, 314 municípios haviam sido atendidos com o Proerd.

Confira exposições e pronunciamentos em áudio

Confira cobertura completa

Veja fotos »