Empréstimos
Para consumir é necessário ter dinheiro. Por isso, muitas vezes o consumidor recorre a empréstimos, cheque especial ou cartão de crédito. Caso haja a necessidade última de se recorrer ao empréstimo, a recomendação é não comprometer mais de 30% do orçamento com dívidas.
O consumidor deve fazer um planejamento prévio do orçamento para saber se o valor gasto com o empréstimo ou a compra não vai comprometer a renda. Esse cálculo é muito importante para evitar o aumento da dívida nos meses seguintes.
O tipo de empréstimo com a menor taxa de juros é o empréstimo consignado, onde há o desconto do valor diretamente no contracheque do consumidor.
Não sendo possível o empréstimo consignado, o consumidor poderá fazer o empréstimo diretamente no seu banco. É o chamado empréstimo pessoal.
Em último caso, o consumidor deverá se utilizar do cheque especial e do cartão de crédito para obter dinheiro, pois esses são os meios de empréstimos com a maior taxa de juros do mercado.
É bom lembrar que o consumidor é o único responsável pelo controle do seu dinheiro. Recomenda-se fazer um bom planejamento e nunca gastar mais do que se ganha.