1. Sensibilização e preparação
Iniciar a atividade mostrando algumas imagens publicitárias antigas e atuais, nas quais há ausência de negros e indígenas ou diferenças raciais e étnicas fortemente marcadas. No item Material de apoio, há sugestões de publicidade. Durante a apresentação, provoque o grupo, questionando se eles observam algo de diferente/especial nessas imagens.
É possível que sejam apontadas diferenças de classe, gênero, raça, entre outras. Explore rapidamente algumas dessas diferenças a partir da fala de dois ou três jovens do grupo. Aproveite essa provocação inicial para apresentar a atividade que será feita a partir daquele momento:
- Folhear, selecionar e analisar, em grupos, revistas brasileiras atuais
- Observar os padrões raciais e étnicos presentes
- Produzir cartazes
- Socializar e debater a produção de cada grupo
Essa atividade será melhor desenvolvida se realizada em grupos de 4 a 8 estudantes.
2. A análise das propagandas
Distribuir para cada grupo cartolina, tesoura, tubo de cola branca, pincéis coloridos e revistas nacionais recentes (um exemplar por componente ou um exemplar a cada dois componentes, para que todos tenham materiais de trabalho às mãos).
Reforçar o comando da atividade: os grupos deverão folhear as revistas e identificar nas propagandas encontradas como negros, brancos e indígenas são representados. Os grupos deverão recortar as propagandas que considerarem mais interessantes e produzir cartazes, agrupando-as em categorias.
Para auxiliar nesse trabalho de categorização, algumas questões podem ser apresentadas ao grupo:
- Como brancos e não brancos normalmente estão representados?
- Que papéis sociais são mais comuns: quem são os profissionais de saúde, empresários, advogados, donas de casa, pais, viajantes, consumidores, etc. representados?
- Há hierarquias ou desigualdades sociais visíveis?
- Há diferenças profissionais, de classe e de ocupação visíveis?
- Há mais propagandas com brancos do que com não brancos?
- Por que é tão difícil encontrar propagandas com indígenas?
Informe que os grupos terão até 40 minutos para a construção dos cartazes. É importante que durante os trabalhos os grupos sejam assessorados pelo professor para que possam trocar ideias sobre a análise das imagens e a produção dos cartazes. Deve-se incentivar a dimensão estética do trabalho, valorizando a beleza das produções.
3. Socialização e debate
Cada grupo será convidado a expor o seu cartaz e a ressaltar os aspectos raciais e étnicos observados e discutidos durante a sua elaboração. Estipule um tempo prévio de apresentação de aproximadamente 5 minutos, dependendo do número de grupos existentes.
O debate pode ser aberto após cada apresentação ou ao final de todas as apresentações. Se as produções forem interessantes e se houver espaço disponível nas Escolas onde a oficina for realizada, proponha ao grupo que os trabalhos sejam expostos para divulgação. Nesse caso, será necessário identificar os trabalhos.
Fechamento
Para fechar essa oficina, proponha uma reflexão sobre os problemas e as dificuldades que poderiam ser produzidas em pessoas e grupos raciais e étnicos não brancos.
Para auxiliar nessa discussão, fale sobre a importância da existência, nas peças publicitárias, produções televisivas, no cinema, etc. de personagens que representem a diversidade racial e étnica brasileira, lembrando, por exemplo, que, no Brasil, pardos e pretos são mais da metade da população.
Essa discussão pode produzir ideias para a elaboração de futuras propostas de ações legislativas.