Objetivos
- provocar a participação numa discussão ativa sobre os fundamentos conceituais da comunicação buscando compreendê-la no contexto político-legislativo;
- estimular reflexões e debates sobre a importância da comunicação pública no contexto relações entre as casas legislativas municipais e seus públicos, bem como sobre os impactos da comunicação institucional nas atividades parlamentares;
- subsidiar, a partir de conceitos e exemplos, a participação ativa dos presentes na proposição do que poderia ser uma – ou um conjunto de - política(s) pública(s) de comunicação importante para seus respectivos municípios, assim como as facilidades e dificuldades a serem enfrentadas no processo;
- favorecer a formulação de um esboço organizado que possa subsidiar a elaboração do planejamento de comunicação integrada, contemplando o contexto virtual, a partir dos recursos que cada instituição representada tiver a seu dispor;
- possibilitar a ampla compreensão dos princípios da comunicação pública, buscando estimular os participantes a construirem colaborativamente, em seus coletivos de trabalho no legislativo, projetos de comunicação que possam oferecer aos cidadãos transparência, participação e exercício da cidadania como compromissos institucionais;
- buscar melhores níveis de desempenho pessoal e profissional, a partir da apreensão, reflexão e desdobramentos práticos dos conteúdos abordados nos respectivos contextos dos legislativos municipais.
Público e número de vagas
- Parlamentares e servidores(as) de câmaras municipais mineiras
- 75 vagas por turma
Período de realização e local
- Turma 1: 5/6/25 (das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas)
- Turma 2: 12/6/25 (das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas)
- Turma 3: 26/6/25 (das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas)
- Local: Auditório da Escola do Legislativo
Inscrições:
- De 20/5 a 17/6/25, pelo e-mail escola.eventos@almg.gov.br, informando nome completo, CPF, e-mail e câmara municipal de origem.
Mais informações sobre o curso
Carga horária
- 6 horas
Ementa
-
Aspectos conceituais da comunicação. Comunicação de governo e comunicação pública. Comunicação entre as câmaras municipais e a sociedade. Imagem, identidade e reputação das instituições públicas. Comunicação institucional e impactos nas atividades parlamentares. Elaboração e implementação das políticas de comunicação institucional nas câmaras legislativas municipais. Comunicação integrada no legislativo. Comunicação no universo virtual. Redes sociais, subversão de fatos e dados. Institutos do direito de propriedade, da proteção de dados e da dignidade. Compromisso institucional com a transparência como princípio da comunicação pública. Governança e gestão das ações institucionais de comunicação, abrangência, aderência, e formação da opinião pública.
Resultados esperados
-
Estimular o(a) participante a utilizar em seu trabalho as informações, conceitos e abordagens práticas apresentados no curso para pensar e problematizar a comunicação institucional nos legislativos municipais.
Critério de aprovação
- 75% de frequência na atividade
Avaliação da atividade
- Frequência na atividade
Recursos didáticos
- PC, retroprojetor, tela, cerca de 80 folhas A4 cortadas pela metade no modo retrato
Docente
- Vera Lúcia Fátima de Castro Assis
Comunicóloga, com habilitação em Relações Públicas, especialização em educação, capacitação e treinamento, comunicação pública. Professora da Escola do Legislativo.
Conteúdo programático
- Manhã: das 9 às 12 horas
- Comunicação legislativa: textos e contextos
- Aspectos conceituais da comunicação
- Processo de comunicação
- Comunicação de governo e comunicação pública
- Comunicação entre as câmaras municipais e a sociedade: imagem, identidade e reputação
- Políticas de comunicação e princípios da comunicação integrada no legislativo
- Comunicação institucional e impactos nas atividades parlamentares
- Elaboração e implementação das políticas de comunicação institucional nas câmaras legislativas municipais
- Comunicação integrada no legislativo
- Comunicação legislativa: textos e contextos
- Tarde: das 14 às 17 horas
- Comunicação pública nas redes sociais. Comunicação, representatividade e democracia
- Comunicação no universo virtual. Redes sociais, subversão de fatos e dados
- Institutos do direito de propriedade, da proteção de dados e da dignidade
- Compromisso institucional com a transparência como princípio da comunicação pública
- Democracia e representatividade
- Comunicação e os princípios de governança e gestão. Comunicação pós-moderna e opinião pública
- Governança e gestão das ações institucionais de comunicação, abrangência, aderência, e formação da opinião pública
- Comunicação pública nas redes sociais. Comunicação, representatividade e democracia