Realizado Curso

Comunicação nas câmaras municipais

Público externo
ModalidadePresencial

Objetivos

  • provocar a participação numa discussão ativa sobre os fundamentos conceituais da comunicação buscando compreendê-la no contexto político-legislativo;
  • estimular reflexões e debates sobre a importância da comunicação pública no contexto relações entre as casas legislativas municipais e seus públicos, bem como sobre os impactos da comunicação institucional nas atividades parlamentares;
  • subsidiar, a partir de conceitos e exemplos, a participação ativa dos presentes na proposição do que poderia ser uma – ou um conjunto de - política(s) pública(s) de comunicação importante para seus respectivos municípios, assim como as facilidades e dificuldades a serem enfrentadas no processo;
  • favorecer a formulação de um esboço organizado que possa subsidiar a elaboração do planejamento de comunicação integrada, contemplando o contexto virtual, a partir dos recursos que cada instituição representada tiver a seu dispor;
  • possibilitar a ampla compreensão dos princípios da comunicação pública, buscando estimular os participantes a construirem colaborativamente, em seus coletivos de trabalho no legislativo, projetos de comunicação que possam oferecer aos cidadãos transparência, participação e exercício da cidadania como compromissos institucionais;
  • buscar melhores níveis de desempenho pessoal e profissional, a partir da apreensão, reflexão e desdobramentos práticos dos conteúdos abordados nos respectivos contextos dos legislativos municipais. 

Público e número de vagas

  • Parlamentares e servidores(as) de câmaras municipais mineiras
  • 75 vagas por turma

Período de realização e local

  • Turma 1: 5/6/25 (das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas) 
  • Turma 2: 12/6/25 (das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas)
  • Turma 3: 26/6/25 (das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas)
  • Local: Auditório da Escola do Legislativo

Inscrições:

Mais informações sobre o curso

Carga horária

  • 6 horas

Ementa

  • Aspectos conceituais da comunicação. Comunicação de governo e comunicação pública. Comunicação entre as câmaras municipais e a sociedade. Imagem, identidade e reputação das instituições públicas. Comunicação institucional e impactos nas atividades parlamentares. Elaboração e implementação das políticas de comunicação institucional nas câmaras legislativas municipais. Comunicação integrada no legislativo. Comunicação no universo virtual. Redes sociais, subversão de fatos e dados. Institutos do direito de propriedade, da proteção de dados e da dignidade. Compromisso institucional com a transparência como princípio da comunicação pública. Governança e gestão das ações institucionais de comunicação, abrangência, aderência, e formação da opinião pública. 

Resultados esperados 

  • Estimular o(a) participante a utilizar em seu trabalho as informações, conceitos e abordagens práticas apresentados no curso para pensar e problematizar a comunicação institucional nos legislativos municipais.

Critério de aprovação

  • 75% de frequência na atividade

Avaliação da atividade

  • Frequência na atividade

Recursos didáticos

  • PC, retroprojetor, tela, cerca de 80 folhas A4 cortadas pela metade no modo retrato

Docente

  • Vera Lúcia Fátima de Castro Assis
    Comunicóloga, com habilitação em Relações Públicas, especialização em educação, capacitação e treinamento, comunicação pública. Professora da Escola do Legislativo.

Conteúdo programático

  • Manhã: das 9 às 12 horas
    • Comunicação legislativa: textos e contextos
      • Aspectos conceituais da comunicação
      • Processo de comunicação
      • Comunicação de governo e comunicação pública
      • Comunicação entre as câmaras municipais e a sociedade: imagem, identidade e reputação
    • Políticas de comunicação e princípios da comunicação integrada no legislativo
      • Comunicação institucional e impactos nas atividades parlamentares
      • Elaboração e implementação das políticas de comunicação institucional nas câmaras legislativas municipais
      • Comunicação integrada no legislativo
  • Tarde: das 14 às 17 horas
    • Comunicação pública nas redes sociais. Comunicação, representatividade e democracia
      • Comunicação no universo virtual. Redes sociais, subversão de fatos e dados
      • Institutos do direito de propriedade, da proteção de dados e da dignidade
      • Compromisso institucional com a transparência como princípio da comunicação pública
      • Democracia e representatividade
    • Comunicação e os princípios de governança e gestão. Comunicação pós-moderna e opinião pública
      • Governança e gestão das ações institucionais de comunicação, abrangência, aderência, e formação da opinião pública