Assembleia Cultural: Ocupações Artísticas - Galeria de Arte

Assembleia Cultural
Ocupações Artísticas - Galeria de Arte
Assembleia Cultural
Ocupações Artísticas - Galeria de Arte

Exposições Mulher Subterrânea | Faces & Vísceras, de Bia Goulart e Guerra ao Oblívio, de Gabriel Santana

Mulher Subterrânea | Faces & Vísceras, de Bia Goulart.

A exposição apresenta 13 obras que representam o pulsar feminino, com suas múltiplas faces de dores e contentamentos. Bia Goulart utiliza técnicas diversas como o recorte, a colagem, o desenho, a montagem e a pintura. 

Com estética marcada por sobreposições de formas, objetos, cores e gestos, o trabalho propõe uma travessia pelas entranhas do subterrâneo feminino, onde o íntimo se expande em potência coletiva. Cada peça se revela como história visceral e simbólica, convidando o público a experimentar camadas de tempo e encontro que só a arte permite revisitar.

 

Guerra ao Oblívio, de Gabriel Santana.

A exposição reúne obras criadas com técnicas diversas que dialogam com o grande tema da finitude humana, desde um viés metafísico da passagem da vida para a morte até os impactos políticos e sociais da brutalidade dos sistemas que regem o mundo. Para Gabriel Santana suas colagens, desenhos, objetos interativos, fotografias e instalações são poderosas “armas” na luta contra o esquecimento das questões fundamentais do viver. 

A exposição é dividida em duas áreas: a “Batalha contra Brutalidade” e a “Batalha pela Memória”. No primeiro espaço as obras versam sobre a forma brutal que o mundo opera e massacra tudo e todos que são considerados menos importantes. São criações que propõem uma reflexão sobre a arbitrariedade das fronteiras geográficas e a aparente sacralidade do dinheiro acima da natureza e dos seres que habitam a terra. 

Saiba mais

Bia Goulart é artista plástica formada pela Escola Guignard (Uemg), com habilitação em Fotografia, Escultura e Cerâmica. É também bacharel em Jornalismo, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A trajetória da artista transita entre comunicação, literatura e artes visuais, em uma pesquisa contínua sobre o corpo feminino, o tempo e o subterrâneo das memórias, inspirada por artistas como Lygia Clark e Marina Abramovic.

Bia Goulart é fundadora do Coletivo WetStone Arts,  com foco na pesquisa sobre a arte no lúdico e no social, e membro do Coletivo de Mulheres Ponto G. Também participa do Movimento Cabala Ancestral, onde tem aprofundado o conhecimento sobre as faces femininas, as práticas de tambor e o trânsito entre o invisível e o visível, no exercício da interpretação de sonhos.

A artista já participou de exposições coletivas no Espaço Cultural MGTI, na Galeria de Arte do Espaço Ponteio e na Galeria de Arte da Escola Guignard, todas em Belo Horizonte.


A artista publicou os livros “Comunicação Empresarial” (2005), “Os Sete Elementos: a felicidade é uma decisão” (2017) e “O Oleiro” (2018). Seu quarto livro, “Mulher Subterrânea”, traz mais de duzentas crônicas retiradas de sonhos vividos pela autora. 

Gabriel Santana é artista plástico, graduado em Cinema de Animação e Artes
Digitais e mestre em Artes, ambos os cursos realizados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente faz doutorado na mesma instituição. 

O artista já realizou duas exposições individuais: a primeira no Centro Cultural da
UFMG (2024) e a segunda no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande de Sul (UFRGS), em Porto Alegre. O artista também participou de exposições coletivas com trabalhos de fotografia, desenho e instalação, com destaque para a Expedição Fotográfica no Mercado Central, da Globo Minas (2018) e para o Festival de Fotografia de Tiradentes (MG-2022), além de mostras no Museu da Arte de Goiânia (2021), no Centro Cultural da UFMG (2022) e no Centro Cultural dos Correios, em Niterói (RJ-2025).

Agenda cultural

Lista dos eventos programados para os espaços culturais da ALMG.

Consulte