Assembleia Cultural: Zás - Teatro

Assembleia Cultural
Zás - Teatro
Assembleia Cultural
Zás - Teatro

Preqaria Cia. de Teatro: Saga – Uma história do povo preto

Saga – Uma história do povo preto é um espetáculo teatral sobre a trajetória do negro africano até o Brasil de hoje. Ao combinar história, antropologia, ficção, teatro e música, Saga convida o público a refletir sobre diversos temas essenciais e atuais como a cultura e as crenças, além de questões políticas e sociais.

Saga faz uma recapitulação da história do povo negro desde a invasão portuguesa ao Brasil até os dias atuais, apontando o racismo estrutural ainda presente na raiz de nossa sociedade. O roteiro de Nathan Britz e a direção de João Valadares trabalham o tema na ótica de um viajante da memória.

Saiba mais sobre o grupo

A Preqaria Cia. de Teatro foi fundada em Belo Horizonte, com a estreia do espetáculo "Qorpo Santo", em 2006. A partir de 2009, a trupe passou a ser sediada em Sete Lagoas (MG).

A Preqaria já realizou doze espetáculos de teatro e três curtas-metragens, conquistou vários prêmios e fez diversos trabalhos em parceria com artistas de renome internacional.

Em 2009, o grupo fundou a Escola Livre de Artes, que transformou a realidade artística da cidade de Sete Lagoas. Mais de 2.500 pessoas já passaram pela escola nos cursos regulares de Formação Teatral, Iniciação Teatral, Teatro para Crianças, Dança Livre, Musicalização e Canto. E desde 2015 o espaço é responsável pela realização do projeto social “Arte Concreta”, que oferece aulas gratuitas para crianças, jovens e adultos em comunidades carentes da cidade mineira.

Em 2018, a Preqaria foi para um novo endereço, fundando o Centro Cultural Nacional – Teatro Preqaria, um espaço multiuso preparado para receber encontros culturais, cursos e espetáculos artísticos. Trata-se de um local que abriga a arte produzida em Sete Lagoas, mas que também recebe produções de dança, música, capoeira, cinema, teatro e literatura de todo o Brasil.

Agenda cultural mensal

Lista dos eventos programados para os espaços culturais da ALMG.

Consulte