Assembleia Cultural: Zás
Abre a Roda - Mulheres no Choro: Show Brasil de compositoras
Serviço
Artistas: Coletivo Abre a Roda - Mulheres no Choro
Data: 27/6/24
Horário: 19h30
Local: Teatro
Classificação: livre
Entrada gratuita
Em Brasil de compositoras, o grupo Abre a Roda – Mulheres no Choro apresenta músicas de grandes artistas brasileiras como Chiquinha Gonzaga, Daniela Spielmann e Luciana Rabello. O show também tem músicas autorais das integrantes Raissa Anastásia e Thamiris Cunha, com arranjos do violonista mineiro Lucas Carvalhais, além de composições de antigas integrantes como a pianista Luisa Mitre e a flautista Mariana Bruekers.
Saiba mais sobre o grupo
Abre a Roda
O coletivo Abre a Roda - Mulheres no Choro foi criado em 2017 com o objetivo de valorizar e incentivar os trabalhos musicais criados e apresentados por mulheres. As artistas apresentam composições de autoria exclusivamente feminina, em uma roda aberta e democrática, aliando técnica e paixão por esse estilo musical que encanta várias gerações, e tem um público fiel e apaixonado.
O Abre a Roda é formado por musicistas reconhecidas no cenário da capital mineira: Alice Valle,Bárbara Veronez, Claudia Sampaio, Fernanda Vasconcelos, Luciana Alvarenga, Maria Bragança, Maria Elisa Pompeu, Marina Gomes, Raissa Anastásia, Shari Simpson e Thamiris Cunha.
O grupo já se apresentou em diversos espaços em Minas Gerais, dentre bares e palcos de festivais, além de ter participado de programas televisivos (Globo Horizonte, TV UFMG e TV Horizonte) e de programas de rádio de Belo Horizonte.
Em 2019, o grupo foi convidado a compor a programação do Primeiro Festival Circuito do Choro BH. No mesmo ano, iniciou o Projeto Roda Didática, voltado principalmente às instrumentistas iniciantes no gênero. Em 2022, o grupo participou do Minas ao Luar Especial Semana do Choro, realizado pelo Clube do Choro e pelo Sesc. Atualmente, o Mulheres no Choro mantém uma roda aberta às terças-feiras em um bar da capital mineira.
Agenda cultural mensal
Lista dos eventos programados para os espaços culturais da ALMG.