Assembleia Cultural: Segunda Musical

Assembleia Cultural
Segunda Musical
Assembleia Cultural
Segunda Musical

Recital da família Barros

A Família Barros interpreta obras de Johann Sebastian Bach, Alberto Nepomuceno, Antônio Carlos Gomes, Astor Piazzolla e Felix Mendelssohn. Participação especial do cravista Antônio Carlos de Magalhães.

A família de músicos, hoje na terceira e quarta gerações, foi idealizada por Joaquim Inácio e Maria Aparecida, os patriarcas da família. Junto com os filhos Elias, Eliseu, Alexandre, Glaucia e William, fizeram diversas apresentações de música erudita por Minas Gerais. Hoje, após o falecimento do patriarca, da matriarca e de William, o grupo é formado pelos irmãos já citados e pelos netos Hozana, Lucas, Thiago, Ruth, Sara, Ana, Daniel e Benjamin. 

O grupo inicialmente se dedicou à seresta, mas com os membros ingressando em cursos de Música a dedicação se voltou à música erudita. Cada membro segue, hoje, carreiras em orquestras diferentes. Dessa maneira, as apresentações em família passaram a ser esporádicas. 

Atualmente os Barros têm uma formação de orquestra de cordas quase completa: há violoncelo, viola e violino. Além disso há arranjos com piano, com clarinete e com oboé. 

A participação especial fica por conta do cravista Antônio Carlos de Magalhães. O músico estudou Piano na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é pós-graduado pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Antônio Carlos de Magalhães já gravou 5 álbuns solo: Sabará, O Cravo e a Rosa, Fortepiano no Brasil do século XIX, Cravo e Cantigas e Música do Barroco Mineiro. Antonio já se apresentou na Alemanha, Holanda, Portugal, Uruguai, Áustria, Bélgica, Polônia e em diversos estados no Brasil. 

Agenda cultural mensal

Lista dos eventos programados para os espaços culturais da ALMG.

Consulte