GUSTAVO CARLOS HERINGER, Presidente do Conselho de Administração da Rede Oftalmo
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 2ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 16/10/2024
Página 8, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 2761 de 2023
39ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 14/10/2024
Palavras do Sr. Gustavo Carlos Heringer
Cumprimento a Exma. Sra. deputada Ione Pinheiro, representando o presidente da Assembleia, deputado Tadeu Leite; o Exmo. Sr. 2º-vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Duarte Bechir, autor do requerimento que deu origem a esta homenagem; o Dr. Cláudio Augusto Junqueira de Carvalho, membro do Conselho de Administração da Rede Oftalmo; o Sr. Flávio Santos, CEO da Rede Oftalmo; o Dr. Jules Jesus Ayoub, presidente da Associação de Ensino e Pesquisa do Centro Oftalmológico de Minas Gerais; e o Dr. Aierson Faria Junior, médico com maior tempo de atuação no Centro Oftalmológico de Minas Gerais.
Senhores, senhoras, boa noite. É com imenso orgulho e gratidão que recebo, em nome de todos do Centro Oftalmológico de Minas Gerais, esta homenagem pelos 55 anos da instituição, um marco importante para a saúde ocular do nosso estado e país. Há mais de cinco décadas, médicos visionários se uniram com o propósito de cuidar da visão das pessoas. Hoje, contamos com cinco unidades, sendo duas dedicadas inteiramente ao SUS. Realizamos anualmente mais de 140 mil consultas, 30 mil cirurgias, 75 mil atendimentos de urgência e 200 mil exames. Esses números revelam nosso compromisso com a qualidade e a ampliação do acesso à saúde ocular, beneficiando a população independentemente de sua condição socioeconômica.
Datas como o Dia Mundial da Visão, celebrado em outubro, reforçam a necessidade de ampliar esse acesso e evitar a perda visual evitável. Sabemos que a saúde ocular é fundamental e que muitos casos de cegueira poderiam ser prevenidos com tratamento adequado. No Brasil, muitos ainda não consultaram um oftalmologista, e parte de nossa missão é conscientizar e educar.
Projetos como o Miguilim, que atende escolares de Minas Gerais, mostram o impacto que podemos ter no futuro de nossos jovens. Já atendemos 19 mil alunos da Regional do Barreiro e estamos expandindo para a Regional da Pampulha, atendendo cerca de 10 mil crianças. Não se fala apenas de tratar a visão, mas de abrir portas para oportunidades educacionais e sociais.
Com base no sucesso dessas estratégias que envolvem as estruturas de governo, precisamos trazer à luz questões que ainda carecem de avanços, como, por exemplo, a questão dos transplantes de córnea em Minas Gerais.
Como referência em oftalmologia nacional, nosso estado deveria estar entre os líderes na realização de transplantes. No entanto, infelizmente, os números de pacientes à espera e o tempo em fila são preocupantes. Hoje temos mais de 4 mil mineiros na fila de espera para o transplante e, quando avaliamos o indicador do número de transplantes realizado por milhão da população, ocupamos a 20ª posição entre 25 unidades da Federação. É preciso unir forças, sensibilizar as pessoas para a doação de órgãos e qualificar profissionais para a intermediação desse processo. Esse é um problema a ser enfrentado com urgência, com ações governamentais firmes e mobilização da sociedade.
Hoje, celebramos nosso passado, mas buscamos construir o futuro. Precisamos continuar inovando e ampliando o acesso, sempre focados nas pessoas. Agradeço aos pacientes, colaboradores, parceiros e à Assembleia Legislativa de Minas Gerais por esta homenagem. Que possamos continuar cuidando da saúde da visão com ainda mais dedicação.
Para encerrar, gostaria de citar um pequeno trecho do discurso de inauguração do Centro Oftalmológico de Minas Gerais, proferido em dezembro de 1968 pelo fundador Dr. Ângelo Laborne Tavares: “Não temos dúvida que informados por este ideal de fazermos uma Medicina moderna de alto padrão técnico e contando com o eficiente corpo especializado, bem assim de instalações adequadas e instrumentos completos, estamos tranquilamente em condições de exercitarmos uma oftalmologia à altura de nossas tradições e do nosso alto conceito dentro e fora de Minas.”.
Sejam todos muito bem-vindos. O futuro dos cuidados com a visão já começou. O meu muito obrigado a todos.