DEPUTADO GIL PEREIRA (PSD), autor do requerimento que deu origem à homenagem
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 23/08/2025
Página 2, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PRE 44 de 2024
RQN 3899 de 2023
Normas citadas RAL nº 5624, de 2024
23ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 21/8/2025
Palavras do deputado Gil Pereira
Boa noite. Boa noite! Hoje é um dia de muita alegria, não é? Quero saudar o deputado Betinho Pinto Coelho, esse grande amigo; e a Marília, nossa secretária de Meio Ambiente. Uma salva de palmas para essa mulher maravilhosa! O Betinho Pinto Coelho está representando o presidente Tadeu Leite. Saúdo a Sra. Ana Cabral, CEO da Sigma Lithium; o Dr. Renato Froes Alves Ferreira, procurador do Fundo Especial do Ministério Público de Minas Gerais e promotor de Justiça, representando o Sr. Paulo de Tarso Morais Filho, procurador-geral de Justiça; o Sr. Flávio Roscoe, meu amigo e presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Fiemg; o Exmo. Sr. Delegado Hugo Arruda, representando a Polícia Civil de Minas Gerais; a nossa secretária Marília, que representa o governador Zema; e as demais autoridades já mencionadas.
Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados e demais autoridades, senhoras e senhores, é com muita honra que esta Casa Legislativa se reúne nesta noite para conceder o título de Cidadã Honorária do Estado de Minas Gerais à Sra. Ana Cabral, a quem tenho a imensa satisfação de saudar e dar as boas-vindas em nome de todos os parlamentares que aqui representam o povo das Minas Gerais.
Ana Cabral, nascida na cidade do Rio de Janeiro, trouxe para Minas e, em especial, para o Vale do Jequitinhonha, com o seu talento raro, a sua visão crítica e o seu compromisso social, um jeito novo de escrever a história ao mesmo tempo em que consolida o papel do Brasil na geopolítica mundial da energia e da mineração sustentável. No exercício do cargo de diretora-presidente da Sigma Lithium, graduada pela PUC do Rio de Janeiro e mestra em administração de empresas pela Universidade de Colúmbia de Nova Iorque, com a sua competência consolidada em mais de 30 anos no exercício de relevantes cargos no meio empresarial, essa economista e essa mulher visionária se tornou uma referência no mercado financeiro global, especialmente no mercado de capitais da América Latina, destacando-se na condução de mais de 150 operações de mercado de capitais, fusões e aquisições, com resultados próximos a U$120.000.000.000,00.
Em 2012, surge no cenário nacional a Sigma Lithium, tendo no seu quadro social, como dirigente e cofundadora, a economista Ana Cabral. Voltado para a exploração mineral em Minas Gerais, especificamente no Vale do Jequitinhonha, esse relevante empreendimento empresarial, que tem como diretora-presidente a nossa homenageada, hoje se destaca como o 5º maior complexo industrial de lítio do mundo. Pioneira na produção do green lítio, o lítio verde, com carbono neutro, sem rejeitos perigosos e com reaproveitamento superior a 90% da água utilizada, a Sigma Lithium já se firmou como referência internacional em inovação tecnológica no compromisso com a sustentabilidade, inegável competência.
Sob a competente liderança de Ana Cabral, já foram investidos quase R$7.000.000.000,00 no Vale do Jequitinhonha, gerando 1.600 empregos diretos e 13 mil empregos indiretos, representados, em sua ampla maioria, por mão de obra local, ou seja, pelos nossos irmãos do Vale do Jequitinhonha. E assim vai ficando para trás o estigma do “Vale da Pobreza” para se viver os novos tempos do Vale do Lítio, marcado por desenvolvimento, esperança e prosperidade. Os resultados econômicos e sociais já são visíveis na região, com destaque para o crescimento da rede hoteleira, da expansão e da diversificação do comércio e dos serviços, especialmente nos Municípios de Araçuaí e Itinga, que já registraram aumento superior a 20% no PIB per capita, conforme dados do IBGE.
Nós, mineiros, conhecemos a beleza e a riqueza da arte e da cultura do nosso Vale, especialmente do seu incomparável artesanato. Ana Cabral, com a sua sensibilidade feminina, vislumbrou a grandeza do trabalho das mulheres do Vale e abraçou essa causa. O projeto social Dona de Mim é um dos destaques desse compromisso social. Uma salva de palmas para essas meninas do Dona de Mim. Mais de 2 mil mulheres já se qualificaram como empreendedoras, desenvolvendo suas habilidades artísticas com belíssimos traços regionais, produzindo arte e qualidade de vida, gerando benefícios para as suas famílias e comunidades, abrangendo aproximadamente 10 mil pessoas. Marcado, historicamente, por longos e dolorosos períodos de estiagem, o Vale do Jequitinhonha tem recebido ações especiais da Sigma voltadas para o bem-estar da população, destacando a construção de 2 mil cisternas nas mais diversas comunidades rurais.
Senhoras e senhores, com a sua irretocável conduta empresarial, humana e social, Ana Cabral está gravando seu nome, de forma indelével, na presente e na futura realidade mundial. São os novos tempos hoje traçados pelos minerais críticos e pelas terras-raras. O mundo está vivendo sua mais profunda transição energética e tecnológica, de consequências irreversíveis, que requer dos protagonistas envolvidos autonomia, segurança de suprimentos e sustentabilidade. A produção de veículos elétricos, de baterias que atendem as mais variadas demandas de turbinas eólicas e painéis solares, além das tecnologias de defesa e, especialmente, de fertilizantes verdes, depende diretamente do emprego sustentável desses minerais.
Sob as lideranças comprometidas com o futuro e o bem comum de homens e mulheres, assim como Ana Cabral, Minas Gerais e o Brasil se colocam na vanguarda desta nova realidade. A atuação empreendedora e responsável da Sigma Lithium torna Minas Gerais protagonista na nova geopolítica de energia limpa não apenas como fornecedor de matérias-primas, mas como referência global em valor agregado, inovação tecnológica e compromisso socioambiental.
Por esse trabalho transformador, Ana Cabral foi reconhecida nacionalmente e internacionalmente, recebendo premiações de reconhecimento e relevância. Foi eleita, em 2023, pelo Mining Person of the Year, personalidade do ano em mineração, pelo The Northern Miner, do Canadá. Em 2024, sob a presidência do nosso competente e jovem amigo Flávio Roscoe, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Fiemg – a elegeu personalidade do ano de 2024. Em 2025, foi homenageada com a Medalha da Inconfidência, a mais alta honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais. A revista Forbes a reconheceu como uma das 50 mulheres visionárias globais acima dos 40 anos.
Estamos, portanto, diante de uma liderança que inspira o Brasil e o mundo. Uma mulher que agrega competência técnica, sensibilidade social e visão de futuro, e que investe suas habilidades em benefício da humanidade. Muito Obrigado, Ana Cabral, por se unir a esta Casa Legislativa na tarefa de fazer Minas Gerais protagonista na transição energética, no domínio dos minerais críticos e na construção de um futuro mais justo, sustentável e soberano para o nosso estado, para o Brasil e para o mundo. Parabéns por sua trajetória inspiradora e pelo seu legado de amor e compromisso com o bem comum.
Apresento os mais efusivos cumprimentos à sua família, alicerce da sua trajetória, e que hoje se une aos mineiros nesta homenagem. Bem-vindo, Sr. João Batista Gurgel Cabral. (– Palmas.) Está aqui o seu pai, patriarca desta família. Bem-vindos, Trevor e Lauren, que, juntamente com Artur, são os frutos desta história de vida e amor escrita por sua mãe.
Minha amiga Ana, esta homenagem é, acima de tudo, o reconhecimento de Minas Gerais ao seu trabalho, zelo e compromisso com o nosso maior tesouro, o povo mineiro. Este mesmo povo mineiro que a recebe e a acolhe como filha e herdeira da nossa mineiridade e do nosso jeito simples de dizer: obrigado, viu?
A poesia de Carlos Drummond nos empresta: “No meio do caminho tinha uma pedra”. Sim, no caminho do Jequitinhonha sempre houve obstáculos. Porém, sob sua liderança, a pedra se fez lítio. E do lítio brotou prosperidade, brotou futuro, brotou dignidade. Que fique gravado com o verso e como destino: no meio do caminho do Jequitinhonha havia uma pedra, e dessa pedra se fez o futuro. Muito obrigado.