Pronunciamentos

ADRIANO FRUCTUOSO DA COSTA, general de divisão, comandante da 4ª Região Militar do Exército

Discurso

Transcurso do 80º aniversário do Dia da Vitória.
Reunião 8ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 10/05/2025
Página 6, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 9944 de 2025

8ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 8/5/2025

Palavras do Gen.-Div. Adriano Fructuoso da Costa

Quero saudar a todos com o mais profundo boa-noite e com o sentimento de dever cumprido pelos nossos pracinhas. Inicio, deputado Coronel Henrique, fazendo uma referência muito especial ao senhor, pelo fato de o senhor ter permitido que tivéssemos este momento inefável, momento que nos traz lembranças e faz com que pessoas tenham esperança ao olhar o que foi feito na Segunda Guerra Mundial por pessoas simples. Eu arrisco dizer, com a certeza de acertar, que essas pessoas fizeram coisas extraordinárias no nosso teatro de operações europeu. Muito obrigado por permitir que tenhamos este momento.

O nosso Marcos Renault nos deu uma aula de história com detalhes interessantes. O Brig. Avellar e o nosso CMG Alessandro mostram claramente a união das nossas Forças Armadas – Exército, Força Aérea e Marinha do Brasil –, que representam muitos daqueles pracinhas que, em 1944, 1945, deram a vida pela nossa pátria, pelos ideais de liberdade e democracia. Os senta a pua e os marinheiros singrando os mares! Ao Márcio Lobato Rodrigues, como não poderia deixar de ser, eu gostaria de fazer uma referência muito especial, porque ele nos acompanha desde a manhã. Ao nosso ex-combatente e pracinha, Sr. Mário Gottardi, muito obrigado pela presença.

Começamos o dia de hoje lá no 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, o Batalhão Lomas Valentinas, com a presença de inúmeros convidados e com a nossa tropa disposta e fazendo a homenagem àqueles que lutaram no campo de batalha europeu. Agora, à noite, nós estamos neste momento, como eu disse, diferenciado, um momento que nos permite abrir a mente e olhar com esperança o nosso país, fazendo esta homenagem aos nossos pracinhas.

Eu gostaria de fazer a seguinte referência: fiquei extremamente satisfeito e feliz quando comecei a cumprimentar pessoas e familiares dos nossos ex-pracinhas. Eu gostaria de pedir a todos uma salva de palmas não só para o nosso Mário Gottardi, mas também para os familiares que estão aqui, hoje, representando aqueles que deram a vida e que se sacrificaram no campo de batalha europeu. Por favor! Viva! Isso deixa para todos nós uma grande lição. A história transcende gerações. É uma coisa maravilhosa tê-los aqui.

Eu passarei à leitura da ordem do dia que o Exército Brasileiro elaborou para hoje, mas, antes disso, vou quebrar o protocolo. Coronel Henrique, o senhor me permite? Depois pode me punir, se julgar que é o caso. Eu queria fazer uma homenagem a todos os nossos pracinhas e familiares, a nós todos que estamos aqui, com um brado da nossa tropa que traz a essência do nosso compromisso com a Pátria. Então eu vou convidar os meus subordinados e aqueles que quiserem participar para bradar conosco aqui, homenageando o Sr. Mário Gottardi e todos aqueles que participaram, na década de 1940, desse combate em terras europeias. Tropa, Brasil!

Feito isso, passo à leitura da ordem do dia. (– Lê:) “Neste dia solene em que o mundo comemora os 80 anos do término da Segunda Guerra Mundial, o Exército Brasileiro rende a mais profunda homenagem aos bravos combatentes que, com inigualável coragem e sacrifício, lutaram pela paz e pela democracia nos campos de batalha da Europa. O dia 8/5/1914 gravou-se indelevelmente na história da humanidade como o marco do triunfo das forças aliadas sobre a tirania e a opressão do regime nazifascista. Nessa data, celebramos não apenas o fim do confronto mais devastador que o mundo testemunhou, mas também reafirmamos o nosso compromisso inabalável com os princípios e valores pelos quais heroicos e anônimos soldados deram suas vidas.

O Brasil teve participação efetiva nesse conflito global. Fomos a única nação latino-americana a enviar tropas ao teatro de operações europeu a fim de contribuir para o restabelecimento da paz mundial, fato que enche de orgulho os brasileiros, em especial cada integrante do nosso Exército. A Força Expedicionária Brasileira – FEB –, composta por cerca de vinte e cinco mil militares oriundos de todos os rincões de nossa pátria, escreveu com sangue, suor e valentia algumas das páginas mais gloriosas de nossa história militar.

As façanhas da FEB na campanha da Itália são os testemunhos eloquentes da bravura e da competência de nossas forças. Desde o desembarque do primeiro escalão, chefiado pelo Gen. Zenóbio da Costa, em julho de 1944, até as derradeiras batalhas de abril de 1945, os nossos soldados enfrentaram condições adversas e um inimigo aguerrido, com determinação inabalável. Após um breve período de aclimatação, a Força Expedicionária Brasileira, sob a liderança do Gen. Mascarenhas de Morais, iniciou as operações, substituindo unidades norte-americanas na desafiadora Linha Gótica. A partir daí, os combates se sucederam e as primeiras conquistas foram assinaladas. Massarosa, Camaiore, Monte Prano e Fornaci foram determinantes para a consolidação de posições estratégicas, preparando o terreno para futuras ofensivas aliadas.

No prosseguimento, a tomada de Monte Castelo em 21/2/1945 foi um dos mais notáveis feitos de nossas armas. O terreno inóspito e o intenso fogo inimigo exigiram que nossos pracinhas atuassem com bravura inigualável para alcançar o topo da elevação. Esse êxito abriu caminho para o avanço aliado rumo à Bolonha. As vitórias subsequentes em Monte Belvedere, Castelnuovo, La Serra e Montese foram seguidas pela audaciosa manobra que resultou na rendição da 148ª Divisão de Infantaria alemã, da divisão italiana Bersaglieri e de integrantes da 90ª Divisão Panzer, em Fornovo di Taro. Esse último feito consolidou a reputação da nossa querida Força Expedicionária Brasileira como uma força de combate de primeira linha, culminando com a captura de aproximadamente vinte mil soldados inimigos e a apreensão de um vasto arsenal bélico.

O legado da FEB e de todos os brasileiros que atuaram nesse conflito mundial transcende o âmbito militar e evoca constantemente a importância de permanecermos vigilantes na defesa dos valores democráticos e de liberdade. Neste Dia da Vitória, ao reverenciarmos todos aqueles que combateram no maior confronto da história da humanidade, renovamos nosso compromisso com os mais elevados ideais de nossa nação e com os princípios do invencível Exército de Caxias. Que o exemplo de coragem, determinação e amor à Pátria de todos os integrantes da FEB continue a nos inspirar em nossa missão de servir e proteger o Brasil. Salve a Força Expedicionária Brasileira! Viva o Dia da Vitória!”. Muito obrigado pela atenção. Uma boa noite a todos.