Consulta Pública - Habitação e direito à cidade
Consulta Pública - Habitação e direito à cidade Todos os temas
Casa primeiro! A garantia de moradia vem sendo defendida como primeira etapa do atendimento à pessoa em situação de rua e deve incluir o acesso ao saneamento básico, transporte, equipamentos e outros serviços urbanos.

Que ações o Estado deve adotar para garantir habitação em primeiro lugar para as pessoas em situação de rua? Como garantir o acesso aos espaços, equipamentos e serviços urbanos?

Para participar, faça seu cadastro no Portal da Assembleia. Se já for cadastrado, faça o login.

Contribuições do tema: Habitação e direito à cidade

Mostrando de 1 a 5 de 5 contribuições

Data Ordenar por data Contribuições Positivas Negativas
14/mai
21:22
Por Cleuza Maria Moura Souza | Belo Horizonte/MG Penso que construções de casas populares com proposta de inicio de pagamento com um tempo pre determinado, juntamente a oferta de um trabalho focado na inserção social atraves de uma equipe interdisciplinar credenciada e qualificada sobre a realidade deste publico . E aproveitamento da potencialidade de cada individuo.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
14/mai
18:02
Por Maria Paula Monteiro Machado | Belo Horizonte/MG Acredito que a proposta que vise à mitigação do problema de maneira mais contundente e a curto prazo seria a construção de albergues em regiões centrais das cidades, especialmente em Belo Horizonte que possui uma enorme quantidade de pessoas em situação de rua no Centro. Esses albergues poderiam oferecer, além de locais apropriados para dormir, alimentação saudável, banheiros confortáveis, lavanderias para que os próprios moradores cuidem das suas vestimentas, e poderia, também, oferecer diversos cursos técnicos que capacitem e preparem essas pessoas para o mercado e acompanhamento psicológico e psiquiátrico para aqueles acometidos por transtornos psíquicos ou que sejam usuários de drogas ilícitas.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
14/mai
17:41
Por Luiza Ferreira | Belo Horizonte/MG Acesso à educação de qualidade e oportunidade de emprego. Prédios do governo (seja da União, Estado, DF ou Município) que estão abandonados poderiam ser doados para moradores de rua, mediante cadastro gratuito. Existem inúmeros prédios/casas que estão em desuso enquanto milhares de pessoas moram nas ruas.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
0
06/mai
16:44
Por Isabella Fonseca | Movimento de Mulheres Olga Benario | Belo Horizonte/MG É de extrema urgência a construção de abrigos temporários e permanentes exclusivos para mulheres em situação de rua. Assim como a rua, abrigos mistos são espaços de vulnerabilidade para mulheres, pois lá também são vítimas de assédio, estupro e outras violências. Mulheres são diferentes e possuem especificidades, portanto nestes espaços devem conter estruturas e serviços para atende-las de acordo com suas necessidades. Dessa forma é necessário: - abrigos que acolham mulheres com seus filhos menores de idade e com política integrada ao sistema educacional (umeis, escolas de ensino fundamental, médio e profissionalizante); - espaços que abriguem mulheres em situação de rua com SOFRIMENTO MENTAL; - que nos abrigos tenha atendimento psicológico, jurídico e, claro, de assistência social; - encaminhamento para serviços de saúde em geral, mas principalmente, para ginecologia, obstetrícia, psiquiátrico e toxicológico; - que sejam realizadas nestes abrigos atividades de entretenimento e discussão; - para mulheres que estão em processo de restabelecer suas vidas fora das ruas, encaminhamento (quando for necessário) para ensino (EJA) e planejamento de inserção digna ao mercado de trabalho; Após o fortalecimento dessas mulheres e acompanhamento integral através de todos os serviços já citados acima, é necessário um encaminhamento para políticas de habitação para que a mulheres deem continuidade em suas vidas e para isso todos os municípios devem ter planejamento habitacional eficientes e ágeis. Abordar o tema “Habitação e direito à cidade” é falar também de saúde, educação, lazer e etc. Não é possível resolver um problema sem resolver o outro, e o mais importante é dar um primeiro passo concreto a implantação de políticas!
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
03/mai
22:06
Por Maria Bueno Gomes | Santos/SP Maiores espaços em instituicoes especialmente construídas para que as pessoas em situacao de rua possam fazer sua higiene diaria, alimentacao e permanecer durante a noite E que estas instituicoes aproveitem seus usuarios nos trabalhos oferecidos pelas mesmas instituicoes.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0



Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 5
Removidas pelo moderador (total): 0



Contribuições por tema










Contribuições mais apoiadas


1
Luiza Ferreira | Belo Horizonte/MG

Acesso à educação de qualidade e oportunidade de emprego. Prédios do governo (seja da União, Estado, DF ou Município) qu(...)