Crise Climática

Crise Climática: Projeto prioritário: Barraginhas

Crise Climática
Projeto prioritário: Barraginhas
Crise Climática
Projeto prioritário: Barraginhas

As deputadas e os deputados mineiros assumiram o desafio de buscar soluções para minimizar os impactos da crise climática. O Plano Legislativo de Articulação e Monitoramento de Ações Relacionadas à Crise Climática (Plam Crise Climática) é uma iniciativa pioneira da Assembleia de Minas que integra o conjunto de atividades voltadas ao enfrentamento da crise climática no Estado.

A Construção de Barraginhas e outras Práticas Mecânicas de Conservação de Água e Solo (Vitrines de Barraginhas) é um dos quatro projetos prioritários idealizados no âmbito do Plam Crise Climática. Três vitrines de barraginhas beneficiarão diferentes regiões do Estado, a fim de incentivar a adoção da prática por produtores e comunidades rurais. São elas:

  • Mirabela (Norte de Minas – Córrego do Salto)
  • Virgem da Lapa (Jequitinhonha – Córrego do Onça)
  • Periquito (Vale do Rio Doce – Córrego da Chieira / São Sebastião do Baixio, Comunidade Quilombola Ilha Funda)

Cada unidade tem custo aproximado de R$ 300 mil. As barraginhas são verdadeiras vitrines tecnológicas, provando que é possível conservar água, proteger o solo e fortalecer o campo em MG.  Elas permitem reter a água onde ela cai e facilitar sua infiltração, abastecendo o lençol freático e promovendo, assim, a recarga hídrica.

Dessa forma, a água não provoca erosão, e as nascentes tendem a ter mais água por maior tempo ao longo do ano. Além disso, as famílias ganham facilidade em conseguir água para consumo. Já as plantações e os pastos produzem mais, e a vida no campo fica melhor.

Por isso, as vitrines são instrumentos importantes para o objetivo do projeto de disseminar a simplicidade, o baixo custo, a eficiência e a eficácia das práticas mecânicas de conservação de água e solo, que usam a modelagem do terreno e a própria vegetação nativa para controlar o fluxo da água, reduzir a erosão e favorecer a infiltração no solo.

Barraginhas
1
2
3

Saiba mais

Notícias de Crise Climática: barraginhas

Escaneie o QR Code com o celular para conferir este video

Subsecretaria de Esportes vai integrar Secretaria de Cultura e Turismo no Estado. Barraginhas são es...

11/02/2026

Escaneie o QR Code com o celular para conferir este audio
30/01/2026