Emenda à Constituição nº 29, de 22/10/1997
Texto Atualizado
Altera o art. 142 da Constituição do Estado.
A Mesa da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, nos termos do art. 64, § 4º, da Constituição do Estado, promulga a seguinte emenda ao texto constitucional:
(Vide Lei Complementar nº 50, de 13/1/1998.)
Art. 1º- O art. 142 da Constituição do Estado fica acrescido do seguinte § 2º, transformando-se seu parágrafo único em §1º e passando seu"caput" a vigorar com a redação que se segue:
"Art. 142- A Polícia Militar, força pública estadual, é órgão permanente, organizado com base na hierarquia e na disciplina militares e comandado, em princípio, por oficial da ativa, do último posto da corporação, competindo-lhe:
..................................................
§ 2º- À vista de decisão fundamentada, o comando da Polícia Militar poderá ser exercido por oficial da reserva que tenha ocupado,durante o serviço ativo e em caráter efetivo, cargo privativo do último posto da corporação.".
Palácio da Inconfidência, em Belo Horizonte, aos 22 de outubro de 1997.
Deputado Romeu Queiroz - Presidente
Deputado Clêuber Carneiro - 1º-Vice-Presidente
Deputado Francisco Ramalho - 2º-Vice-Presidente
Deputado Geraldo Rezende - 3º-Vice-Presidente
Deputado Elmo Braz - 1º-Secretário
Deputado Ivo José - 2º-Secretário
Deputado Dilzon Melo - 4º-Secretário
Deputada Maria Olívia - 5ª-Secretária
REDAÇÃO ORIGINAL
"Art. 142- A Polícia Militar, força pública estadual, é órgão permanente, organizado com base na hierarquia e disciplina militares, sob comando de oficial da ativa do último posto da corporação, competindo-lhe:
.......................................................
Parágrafo único- A Polícia Militar é força auxiliar e reserva do Exército."
==============================================================
Data da última atualização: 23/03/2004.