Perguntas FrequentesPerguntas Frequentes



ATENÇÃO!

PJ MINAS NA PANDEMIA

A temática da edição 2020 se estenderá em 2021, por decisão da Coordenação Estadual e das coordenações municipais e regionais. Em 2020, as Plenárias Municipais, Regionais e Estadual foram suspensas. A interação com os grupos de jovens e a formação temática e política foram de forma remota, dentro das possibilidades de cada Câmara.

Etapa Municipal 2020 - 17ª edição - Tema: Meio ambiente e desenvolvimento sustentável

A Etapa Municipal compreende o planejamento e o desenvolvimento das seguintes atividades:

Formação dos estudantes:

  • Participação em cursos, realização de pesquisas e de estudos de formação política e sobre o tema Meio ambiente e desenvolvimento sustentável e subtemas da edição
  • Oficinas de diagnóstico local
  • Oficinas de redação de propostas sobre o tema da edição
  • Oficinas sobre a dinâmica das plenárias

Marcos da etapa:

  • Ações e eventos de relacionamento entre Coordenações Municipal, Regional e Estadual
  • Realização da Plenária Municipal.

Quando começa?
As Câmaras registram o planejamento da formação dos estudantes na Plataforma de Educação a Distância (EaD) da ALMG/Gestão do PJ Minas.

Quando termina?

Com o registro, na Plataforma de Educação a Distância (EaD) da ALMG/Gestão do PJ Minas, das seguintes informações:

  • Documento de Propostas* da Plenária Municipal
  • Documento de Propostas priorizadas para a Plenária Regional
  • Relatório de realização da Plenária Municipal.


*Além do envio das propostas, a Câmara deve encaminhar à Coordenação do polo a indicação de um tema para a Edição 2021.


Atenção!

A temática da edição 2020, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, será objeto do PJ Minas também em 2021, por decisão da Coordenação Estadual e das coordenações municipais e regionais.

A discussão sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tema escolhido pelos próprios jovens ainda em 2019, revela-se atual e ainda mais necessária no cenário da pandemia do novo coronavírus. Os subtmemas em debate são: Mudanças Climáticas e Proteção da Biodiversidade; Práticas Sustentáveis e Desenvolvimento Econômico; e Recursos Hídricos e Saneamento Básico.

Em 2020, as Plenárias Municipais, Regionais e Estadual foram suspensas, tendo em vista as limitações impostas pela pandemia de Covid-19. A interação com os grupos de jovens e a formação temática e política aconteceram de forma remota, dentro das possibilidades de cada Câmara.


ATIVIDADE PERÍODO DE REALIZAÇÃO*
(SUSPENSO!)
DESCRIÇÃO
Oficinas de Formação Política 16/3 a 30/4/2020 Estudos e atividades sobre a política e os Poderes de Estado, suas funções na organização da sociedade e o papel de cada cidadão no exercício político cotidiano.
Oficinas de formação temática 16/3 a 30/4/2020 Estudantes do ensino médio, supervisionados por monitores, fazem pesquisas e desenvolvem diversas atividades para adquirir conhecimento sobre o tema da edição.
Oficinas de planejamento e execução de diagnóstico local 27/4 a 15/5/2020 Estudantes do ensino médio, supervisionados por monitores e coordenadores, vão a campo pesquisar a realidade do tema da edição 2020 em seus municípios, por meio de entrevistas e outros instrumentos.
Oficinas para a construção de propostas 4 a 29/5/2020 Estudantes do ensino médio recebem informações e treinamentos sobre técnicas de redação de propostas e sobre a dinâmica das plenárias do PJ Minas.
Plenárias Municipais 1º a 26/6/2020 Estudantes debatem e votam, nas Câmaras Municipais, propostas que serão encaminhadas às Câmaras e priorizam as propostas que serão levadas à Plenária Regional.
Envio das propostas priorizadas à Coordenação do polo Até 26/6/2020 As Coordenações Municipais enviam à Coordenação de seu polo as propostas priorizadas em suas plenárias. Essas sugestões vão compor um documento que será votado na Etapa Regional, em cada polo. A Câmara também deve encaminhar à Coordenação do polo a indicação de um tema para a Edição 2021. O documento completo com as propostas aprovadas na Plenária Municipal deve ser, ainda, encaminhado formalmente à Câmara.
Campanha de fotos #ComoVejoMinhaCidade (na Fanpage estadual do PJ Minas no Facebook) Até 30/6/2020 Os estudantes do ensino médio vão a campo e retratam, com fotos e depoimentos, como veem o tema 2020 em sua cidade. A Coordenação Municipal envia à Fanpage estadual do PJ Minas no Facebook a foto escolhida pela cidade e começa a mobilização por curtidas. As 10 fotos mais curtidas comporão um álbum a ser publicado no Facebook e no Instagram do PJ Minas.

*As datas do Calendário de Atividades da Edição 2020 são validadas pelos coordenadores.

Consulte o Calendário do PJ Minas 2020.

Consulte o Regulamento Geral do PJ Minas 2020.


Evento: Visitas Técnicas aos Polos Regionais

Período: maio

Objetivos:

  • Acompanhamento da implementação do PJ Minas pela Coordenação Estadual
  • Troca de experiências entre as Câmaras integrantes dos polos, aperfeiçoando a gestão nos municípios e definindo ações e estratégias futuras
  • Fortalecimento do conceito de regionalização

Em função da pandemia do novo coronavírus, as visitas técnicas são feitas na forma de encontros on-line. Nesses encontros virtuais, a Coordenação Estadual e os coordenadores municipais e de polo conversam sobre os desafios e as alternativas para o desenvolvimento do projeto, tendo em vista a suspensão das atividades presenciais.

Calendário:

Maio

  • Dia 6: Caparaó
  • Dia 7: Zona da Mata I
  • Dia 8: Vertentes
  • Dia 11: Sudoeste
  • Dia 12: Zona da Mata II e Sul I
  • Dia 14: Médio Espinhaço
  • Dia 15: Alto Jequitinhonha/Mucuri
  • Dia 21: Oeste
  • Dia 22: Metropolitano I
  • Dia 25: Metropolitano II
  • Dia 27: Norte e Sul II
  • Dia 28: Sul III e Sul IV
  • Dia 29: Noroeste

Junho

  • Dia 4: Triângulo
  • Dia 5: Vales do Aço e do Rio Doce

 


CURSO PERÍODO DE REALIZAÇÃO DESCRIÇÃO INSCRIÇÃO
É você que faz política
Veja exposição on-line
13/3 a 20/8/2020 Refletir sobre o termo política, sua função na organização da sociedade e o papel de cada cidadão no exercício político cotidiano. 13/3 a 17/8/2020
Plataforma de educação a distância
Linguagem e Parlamento: produção textual oral e escrita 23/3 a 20/8/2020 Desenvolver a oralidade para a discussão de propostas nas plenárias do Parlamento Jovem de Minas. Redigir propostas para o Legislativo com clareza, coesão e objetividade. 23/3 a 14/8/2020
Plataforma de educação a distância
Dinâmica dos Grupos de Trabalho e da Plenária na Etapa Estadual 1º/9 a 11/9/2020 Conhecer a organização e o funcionamento dos Grupos de Trabalho e da Plenária na Etapa Estadual do Parlamento Jovem de Minas. 1º/9 a 8/9/2020
Plataforma de educação a distância

O Programa de Formação On-line tem como público preferencial coordenadores, monitores e estudantes do ensino médio do PJ Minas, porém é aberto a qualquer interessado que queira participar.

Para participar dos estudos e debates, é preciso acessar a plataforma de Educação a Distância (EaD) da Escola do Legislativo da Assembleia de Minas.

  • Usuário já cadastrado na plataforma EaD: ir à página principal do curso desejado, onde está o link para a inscrição.
  • Usuário sem cadastro na plataforma EaD: cadastrar-se na tela principal da plataforma para, então, se inscrever no curso desejado.

Plataforma de Educação a Distância

Tutorial de acesso à Plataforma de Educação a Distância (pdf) - elaborado pelo Parlamento Jovem de Malacacheta


Ao final da Etapa Municipal, são divulgadas as propostas priorizadas pelos estudantes para compor o Documentos de Propostas a serem trabalhadas na Etapa Regional.

Os jovens também aprovam sugestões a serem encaminhadas às Câmaras, com desdobramentos locais.

Vamos falar sobre...Parlamento Jovem de Minas - Volume 1 - Educação em Rede
(Publicação elaborada pela Escola do Legislativo da Assembleia de Minas, coordenadora estadual do PJ Minas)

Vamos falar sobre...Parlamento Jovem de Minas - Volume 2 - Metodologias ativas para a educação política de jovens
(Publicação elaborada por Alexandre Teixeira e Júnia Ferreira, da PUC Minas).


Calendário e Regulamento - PJ Minas 2020

Texto base e consolidado da legislação ambiental - PJ Minas 2020

Glossários do PJ Minas
  • Glossário de Termos do PJ Minas
    26 verbetes que explicam as etapas, as plenárias, os diversos tipos de documentos da edição e os termos usados nas plenárias do projeto.


Folder e Cartilha sobre o Facebook

O Kit de Comunicação é um conjunto de peças e documentos reunidos pelos profissionais de comunicação da ALMG com o objetivo de facilitar para as Câmaras Municipais o trabalho de divulgação, mobilização e relacionamento com os públicos do PJ Minas.

Vídeo institucional do PJ 2020

Consulte também:


Modelo de release (texto informativo para a imprensa)
  • Modelo de release sobre o PJ Minas
    (Texto informativo que tem como público-alvo a imprensa, com sugestões de adaptação para contemplar a realidade local e regional).


Divulgação/Mobilização - Peças para materiais gráficos (PDFs - resolução para impressão)

Divulgação/Mobilização - Peças para materiais gráficos (JPGs - resolução para web)

Folder sobre o PJ Minas e Cartilha sobre o Facebook



Vídeos

05/11/2020

"Os jovens são o futuro da nação"

Bia Araújo, de Cambuí, é mais uma jovem que disse: "Eu Voto!". Ela participa do Parlamento Jovem há 3 anos e conta como ...

00:01:28 | (7002kb)

03/11/2020

"Voto não é moeda de troca"

Jovens mineiros, participantes do Parlamento Jovem de Minas, falam de diversas partes do Estado o que pensam sobre a pol...

00:00:45 | (3787kb)

03/11/2020

"Tudo é política"

Jovens mineiros, participantes do Parlamento Jovem de Minas, falam de diversas partes do Estado o que pensam sobre a pol...

00:01:20 | (4199kb)


Áudios

28/12/2021 11:24

Saúde mental do jovem no foco do Parlamento Jovem de Minas

A edição de 2022 do projeto de formação cidadã estudantes contará com 116 câmaras municipais.

00:04:09 | Download (3898kb)

01/12/2021 12:16

Parlamento Jovem - Meio ambiente tem novas sugestões para preservação

Os jovens de xx municípios de Minas, propuseram, debateram e votaram 11 propostas que serão analisadas pelos deputados.

00:02:45 | Download (2582kb)

25/11/2021 15:59

Parlamento Jovem - Etapa final define propostas para o meio ambiente

A Plenária final é nesta sexta-feira (26/11), quando jovens de todo estado votam, como se deputados fossem.

00:01:28 | Download (1381kb)

 

 

ALMG nas redes sociais