Notícias

Vitório Júnior é eleito 2º-secretário da Assembleia

Na reunião de Plenário na tarde desta quarta (10), também foram recebidas duas indicações para presidir o DER-MG e o InvestMinas.

Imagem

O deputado Vitório Júnior (PP) foi eleito, na Reunião Ordinária de Plenário desta quarta-feira (10/12/25), 2º-secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ele entrou no lugar de Alencar da Silveira Jr. (PDT), que renunciou ao cargo de deputado após ser eleito conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE).

Assumindo como deputado na ALMG em 2023, Vitório Júnior havia sido eleito por dois mandatos, em 2016 e 2020, ao cargo de vice-prefeito de Ribeirão das Neves (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Antes, foi vereador do município, eleito em 2012.

Em Neves, presidiu o Conselho Municipal de Saúde e ficou à frente das Secretarias Municipais de Esportes e de Governo. Entre as bandeiras defendidas por ele estão a geração de empregos na cidade, a criação de frentes de trabalho, a inclusão social, a ampliação de vagas em creches, além de investimentos em saúde, especialmente da mulher e das crianças.

Em seu primeiro mandato na Assembleia, atuou em diversas comissões, tendo sido eleito presidente da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude e vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico.

Indicações ao DER-MG e ao InvestMinas

Ainda na reunião, foram lidas duas indicações do governador a cargos de direção na administração indireta do Estado. A primeira mensagem contém a indicação de Matheus Guimarães Novais para chefiar o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). A segunda, de Rodrigo Rodrigues Tavares para ficar à frente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (InvestMinas).

Graduado em engenharia civil e pós graduado em planejamento ambiental urbano e regional pela PUC Minas, Matheus Novais cursa atualmente o mestrado em geotecnia e transportes, na UFMG. Pela Fundação João Pinheiro (FJP), é graduado em administração pública e especialista em políticas públicas e gestão governamental. Atualmente, cursa o mestrado em gestão de transportes na UFMG.

No Governo de Minas, foi superintendente de regularização fundiária e de infraestrutura, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE); e de obras públicas, na Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra). No DER-MG, foi chefe da assessoria de gestão estratégica até chegar ao cargo máximo na instituição, de diretor geral, em agosto de 2025.

Já Rodrigo Tavares é graduado em direito pela PUC Minas. Chegou a cursar engenharia civil pela UFMG, mas não concluiu o curso. Desde setembro de 2025 responde pela presidência do InvestMinas. Antes disso, foi diretor-geral do DER-MG, onde havia atuado como assessor especial da diretoria geral. Também trabalhou como assessor da presidência do serviço geológico brasileiro (CPRM) e gerente de relações institucionais da entidade.

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine