TV Assembleia lança perfil no Instagram
Canal de conteúdo sobre o Parlamento será mais um meio de divulgação e relacionamento com os mineiros.
26/04/2024 - 14:20A TV Assembleia lança, nesta segunda-feira (29/4/24), seu perfil no Instagram (@tvassembleiaminas). O novo canal será mais um meio de divulgação e relacionamento da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e terá conteúdos relacionados ao Parlamento, tratados de forma simples e aproximativa.
Mantendo a assinatura “TV Assembleia: política ao vivo, transparência no ar”, o perfil abordará desde o beabá da política até a política pública. Também trará a tradução de temas e conceitos ligados à cidadania e à formação política. A atividade parlamentar, com a cobertura audiovisual do dia a dia na ALMG, será a ênfase nessa rede.
A linha editorial do perfil segue as diretrizes da Deliberação 2.722, de 2019, que dispõe sobre o posicionamento institucional da Assembleia nos meios digitais. Desde o ano passado, as jornalistas Helena Barone e Roberta Vieira, servidoras da TV, estão dedicadas à produção de conteúdo, e a rede social entrará no ar já com vídeos desenvolvidos especialmente para a plataforma.
Para aproximar ainda mais os públicos da ALMG do trabalho desenvolvido na TV, estão sendo gravados vídeos sobre os bastidores da produção televisiva, que serão postados nos stories. “Queremos tratar a política de uma forma leve, mais direta, que tem a ver com o dia a dia das pessoas. E o Instagram é uma ferramenta fundamental para isso”, avalia Helena Baroni.
Pioneirismo
Primeira emissora legislativa brasileira, a TV Assembleia entrou em operação em 1995, após a publicação da Lei Federal 8.977, de 1995, que regulamenta o serviço de TV a cabo no Brasil. Além de transmitir ao vivo e fazer a cobertura jornalística das atividades legislativas estaduais, a emissora apresenta conteúdos produzidos conforme os princípios constitucionais da radiodifusão no país.
Com 24 horas de programação diária, a TV tem retransmissão com sinal aberto, digital e gratuito em 465 municípios mineiros (mais de 50% das cidades do Estado). Os programas com periodicidade determinada e as numerosas produções especiais de vídeos abordam temáticas educativas, artísticas, culturais e informativas dos cenários mineiro, nacional e mundial, sempre com respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família.