TCE celebra posse de Alencar da Silveira Jr.
Autoridades se reuniram nesta terça-feira (9) para saudar o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), que foi deputado por oito mandatos na ALMG.
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite (MDB), e outros 36 parlamentares prestigiaram a cerimônia que celebrou a posse do ex-deputado Alencar da Silveira Jr. no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).
A solenidade foi realizada na sede do TCE, na manhã desta terça-feira (9/12/25), e contou com a presença do governador Romeu Zema, do vice-governador Mateus Simões; do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; do prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, entre outras autoridades.
Eleito para o TCE no último mês de agosto, Alencar da Silveira Jr. exerceu oito mandatos na ALMG. Sua nomeação como conselheiro foi publicada no Diário Oficial do Estado em outubro e a posse ocorreu em 1º de dezembro. Seu nome foi indicado à vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro José Alves Viana.
Em seu discurso, o novo conselheiro lembrou o início de sua trajetória política, em 1988, como vereador na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Destacou suas iniciativas na ALMG, como a criação da TV Assembleia em 1994; a lei que proibiu animais em circos; a “ficha-limpa” mineira; a co-criação da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), entre outras.
Alencar citou nominalmente os presidentes da Assembleia de Minas com quem trabalhou e agradeceu a todos os colegas parlamentares: “São conquistas que jamais conseguiria alcançar sozinho”. Sobre as expectativas para o TCE, afirmou: “Quero fazer um trabalho diferenciado, parceiro. Quem entra para a vida pública quer o melhor para Minas e para os mineiros”.
Boas-vindas
O presidente e o vice-presidente do TCE-MG, conselheiros Durval Ângelo e Agostinho Patrus, respectivamente, deram as boas-vindas ao novo colega. Agostinho Patrus lembrou que Alencar da Silveira Jr. foi eleito conselheiro por 66 dos 77 deputados da Assembleia e ressaltou leis fruto do trabalho do parlamentar, como a lei anti-fumo e o passe livre para idosos.
Já Durval Ângelo destacou que não existe República sem órgão de controle externo. “Nosso esforço deve ser colocar a lei sempre a serviço da sociedade, combater a corrupção e o desperdício de recursos públicos e reduzir as desigualdades”, afirmou.
O governador Romeu Zema também parabenizou Alencar da Silveira Jr: “É uma pessoa com trajetória de bons serviços aos mineiros. Tenho certeza de que dará continuidade a esse trabalho”.
O TCE–MG possui sete conselheiros: quatro escolhidos pela ALMG e três indicados pelo governador do Estado. Passou a contar com quatro conselheiros titulares: Durval Ângelo Andrade, Agostinho Patrus, Gilberto Pinto Diniz e Alencar da Silveira Jr.. As outras três cadeiras são ocupadas por conselheiros em exercício: Licurgo Joseph Mourão de Oliveira, Hamilton Antônio Coelho e Adonias Fernandes Monteiro.