Stock Car em BH motiva visita de deputados à reitora da UFMG
Parlamentares querem avaliar os impactos da realização da prova de automobilismo sobre a comunidade universitária.
20/03/2024 - 12:40Para averiguar os impactos da realização de corridas de Stock Car sobre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os deputados da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visitam a reitora Sandra Goulart nesta quinta-feira (21/3/24), no gabinete da reitoria, a partir das 15 horas.
O contrato firmado entre a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e os organizadores da Stock Car prevê a realização de provas no entorno do Mineirão por cinco anos. A primeira corrida no circuito está marcada para ocorrer entre os dias 15 a 18 de agosto deste ano.
O evento é cercado de polêmica porque vai exigir a derrubada de 63 árvores no entorno do Mineirão. O corte das árvores chegou a ser interrompido por liminares judiciais, mas acabou sendo retomado. Como compensação, os organizadores da Stock Car e a Minas Arena, gestora do Mineirão, se comprometeram a plantar 808 árvores.
A deputada Beatriz Cerqueira (PT), que solicitou a realização da visita à UFMG, quer averiguar os impactos da realização da corrida sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade. Ela também está preocupada com os impactos sobre o Hospital Veterinário, a Estação Ecológica e os biotérios para criação de animais.
Em audiência pública realizada no dia 29 de fevereiro, a parlamentar criticou a ausência de diálogo da PBH com a comunidade diretamente impactada pela Stock Car. “Falam em compensação, que vão plantar não sei quantas mudas, mas não há o que compense tamanha destruição”, lamentou. Ela é autora da ação judicial que conseguiu impedir temporariamente a derrubada de árvores no entorno do Mineirão.
Em nota oficial, a Reitoria da UFMG manifestou preocupação com a organização da Stock Car em Belo Horizonte. A reitora Sandra Goulart reclamou da falta de diálogo com os organizadores do evento e com a PBH e reforçou que a realização da corrida trará grande impacto para a comunidade universitária e para unidades sensíveis da instituição, como o Hospital Veterinário.