Secretário de Educação é convocado por denúncia de tratamento diferenciado
Acusações de utilização política da Secretaria de Educação motivaram convocação da Comissão de Administração Pública.
Convocado por meio de requerimento aprovado pela Comissão de Administração Pública, o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga Oliveira Icassati Rojas, será ouvido nesta terça-feira (12/3/24) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião acontece a partir das 14h30, no Plenarinho IV da ALMG, atendendo a requerimento do deputado Professor Cleiton (PV).
De acordo com o deputado, o objetivo da convocação do secretário é esclarecer denúncias de utilização política da Secretaria de Estado Educação (SEE-MG), bem como o tratamento diferenciado dado a parlamentares de oposição e ainda o cerceamento das atividades parlamentares, em total desacordo com os princípios da impessoalidade, moralidade e legalidade na administração pública.
Igor de Alvarenga é o secretário de Educação do governo Romeu Zema desde agosto de 2022, quando substituiu Julia Sant’Anna. Graduado na PUC Minas, é professor efetivo do Estado, tendo atuado como vice-diretor e diretor de escolas públicas. Foi também responsável por implantar e conduzir os trabalhos da Subsecretaria de Articulação Educacional da SEE-MG.
Como foi convocado pela comissão, o secretário de Educação pode incorrer em crime de responsabilidade caso não compareça sem uma justificativa devida.
