Notícias

Secretário de Educação é convocado para prestar esclarecimentos sobre ações da pasta

Reunião vai debater plano de trabalho do Governo para a educação básica e superior, nesta quarta-feira (26), às 9 horas.

- Atualizado em 25/11/2025 - 19:24
Imagem

O plano de trabalho do Governo para a educação básica e superior deverá ser apresentado pelo secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares da Silva, em audiência pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira (26/11/25). O gestor da pasta, convocado pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, deve comparecer, a partir das 9 horas, no Plenarinho II. 

Botão

O requerimento para realização da audiência é da presidenta da comissão deputada Beatriz Cerqueira (PT) e dos deputados Betão (PT), Luizinho (PT) e Professor Cleiton (PV).

Segundo informou o gabinete da deputada Beatriz Cerqueira, o “aulão” sobre Inteligência Artificial (IA) promovido pela Secretaria de Estado de Educação também deverá ser objeto de questionamentos ao gestor da pasta, embora o tema não tenha sido mencionado no requerimento.

Em 19 de novembro, conforme matérias veiculadas na imprensa, uma confusão generalizada tomou conta das arquibancadas do Mineirão, onde ocorria o evento, realizado em parceria com a Google For Education. Vídeos do momento registraram brigas e agressões que provocaram ferimentos e desmaios em alunos e professores, que precisaram ser socorridos pelo Corpo de Bombeiros. Participantes relataram a ausência de agentes de segurança em número adequado para um evento daquele porte.

A deputada Beatriz Cerqueira apresentou denúncia ao Ministério Público Estadual, por meio da 23ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, solicitando instauração de procedimento investigatório para apurar a efetiva responsabilidade de todos os agentes envolvidos, sejam eles públicos ou não, na organização e logística do Aulão de IA.

“A ocorrência de lesões e desmaios em um evento organizado pelo próprio Estado, devido à falta de prevenção e segurança inadequada, configura uma violação direta do dever de proteção integral”, afirmou a deputada.

Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia - análise de proposições
“A ocorrência de lesões e desmaios em um evento organizado pelo próprio Estado, devido à falta de prevenção e segurança inadequada, configura uma violação direta do dever de proteção integral.”
Beatriz Cerqueira
Dep. Beatriz Cerqueira

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine