Retrato de Agostinho Patrus é inaugurado na Assembleia de Minas
Pela primeira vez, a galeria dos ex-presidentes terá pai e filho em seu acervo.
21/03/2023 - 21:00Foi inaugurado, na noite desta terça-feira (21/3/23), o retrato do ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Agostinho Patrus. É a primeira vez que pai e filho se encontram no acervo da Galeria de Retratos de ex-presidentes, situada no Salão Nobre.
Agostinho Patrus, o pai, ocupou a presidência durante a 13ª Legislatura, já o filho esteve à frente do Parlamento mineiro ao longo da 19ª. Separados, no tempo, por seis legislaturas, mas representantes do mesmo legado, ressaltou o atual presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite (MDB).
Agostinho Patrus se dirigiu aos parlamentares, membros dos demais Poderes, pares do Tribunal de Contas presentes, dizendo que “não se vê sozinho” em seu retrato. Para ele, as deputadas e os deputados com os quais conviveu nos quatro mandatos na ALMG também fazem parte de sua trajetória.
O conselheiro do TCE agradeceu aos parlamentares, sobretudo por terem suportado com ele os desafios enfrentados nos últimos quatro anos, como a pandemia de Covid-19 e o rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho (RMBH). “Amigo é aquele com quem podemos pensar em voz alta”, destacou Patrus, ao se referir em especial ao deputado Tadeu Martins Leite.
Legado
O presidente da Assembleia agradeceu o aprendizado que compartilharam nos últimos anos, para ele também, os mais difíceis enfrentados pelo Legislativo.
Tadeu Martins Leite se disse honrado por ser o presidente da Assembleia neste momento e, como tal, inaugurar o retrato de Agostinho Patrus ao lado dele.

Retrato de ex-presidente integra galeria da ALMG
