Notícias

Projeto sobre recuperação de áreas degradadas vai a votação definitiva

FFO deu parecer favorável de 2º turno à proposição, que prevê instrumentos de proteção aos ativos ambientais.

Imagem

Está pronto para ser votado em Plenário, de forma definitiva (2° turno), o Projeto de Lei (PL) 4.331/25, do deputado Professor Cleiton (PV), que institui a política estadual de recuperação de áreas degradadas ou alteradas. A proposição recebeu parecer favorável de 2º turno da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (10/12/25) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Botão

O relator e presidente da comissão, deputado Zé Guilherme (PP), recomendou a aprovação na forma como o projeto passou em Plenário, em 1º turno.

Da maneira como foi aprovado na primeira votação em Plenário, o PL 4.331/25 estabelece princípios, diretrizes e objetivos a serem seguidos na implementação da política. O texto prevê, ainda, a adoção de instrumentos voltados à proteção dos ativos ambientais e de ferramentas destinadas a corrigir desvios que, como consequência, podem causar degradação e alteração sérias das áreas naturais. 

Originalmente, o projeto, além da política, criava um programa e um sistema estaduais com a mesma finalidade. Esses comandos foram retirados na análise da matéria pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), por serem de iniciativa privativa do governador.

Além disso, diante de medidas que implicariam despesas para os cofres públicos, a FFO fez adequações para tornar a política de recuperação de áreas degradadas compatível com as limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária - análise de proposições (reunião das 16:45)

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine